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Tipo documento: Dissertação
Título: Avaliação do desempenho termolumínico em edificação educacional
Autor(es): Mitsuyuki, Herbert Tadashi
Orientador(a): Nogueira, Marta Cristina de Jesus Albuquerque
Membro da Banca: Nogueira, Marta Cristina de Jesus Albuquerque
Membro da Banca: Durante, Luciane Cleonice
Membro da Banca: Leão, Marlon
Membro da Banca: Lambert, José Antonio
Resumo : Em ambientes acadêmicos a eficiência do processo produtivo pode ser diretamente prejudicada pelo desconforto térmico e lumínico, e para garantir bom desenvolvimento devem-se atender as condições mínimas de conforto requeridas pelos usuários, a fim de preservar a saúde física e psicológica bem como o consumo de energia elétrica. Os limites considerados para a zona de conforto térmico, nos intervalos de 25°C e 29°C, para baixas umidades (abaixo de 60%), quando apresentam altas umidades a amplitude reduz ao intervalo de 25°C a 26°C. Nesse contexto, com base num estudo de caso, este trabalho apresenta a avaliação de desempenho termolumínico em uma edificação educacional, localizada na cidade de Várzea Grande / MT, visando proporcionar um ambiente acadêmico adequado para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e administrativas no período quente-chuvoso. Neste estudo, demonstra que as temperaturas médias horárias para os ambientes estudados encontram-se em situação satisfatória de conforto térmico para os usuários, e a iluminação valores muito abaixo do recomendado pela norma, ainda assim, os usuários acostumados com os ambientes normalmente não percebem a necessidade de readequação dos ambientes. A contribuição deste trabalho para a instituição demonstrou que se torna necessária uma revisão e readequação nas condições dos ambientes estudados, visando proporcionar um ambiente adequado para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e administrativas.
Resumo em lingua estrangeira: In academic environments, the efficiency of the production process can be directly harmed by the thermal discomfort and bright and to ensure proper development must meet the minimum conditions of comfort required by users, in order to preserve the physical and psychological health as well as the consumption of electrical energy. The boundaries considered for thermal comfort zone, in the intervals of 25°C and 29°C, low humidity (below 60%),When high humidifies amplitude reduces the range of 25° C to 26° c. In this context, based on a case study, this paper presents the performance evaluation heat released in an educational building, located in the city of Varzea Grande/MT, aiming to provide an academic environment suitable for the development of pedagogical and administrative activities in the warm period rainy. In this study, demonstrates that the hourly average temperatures for the studied environments are in satisfactory situation of thermal comfort for users, and enlightenment values far below the recommended standard, yet, users accustomed to the environments typically do not realize the need for readjustment of the environments. The contribution of this work to the institution demonstrated that becomes necessary a revision and readjustment under the conditions of the studied environments in order to provide a suitable environment for the development of educational activities.
Palavra-chave: Conforto ambiental
Eficiência energética
Edificação educacional
Palavra-chave em lingua estrangeira: Environmental comfort
Energy efficiency
Educational building
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Edificações e Ambiental
Referência: MITSUYUKI, Herbert Tadashi. Avaliação do desempenho termolumínico em edificação educacional. 2015. 107 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Edificações e Ambiental) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, Cuiabá, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2144
Data defesa documento: 6-Mar-2015
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FAET - PPGEEA - Dissertações de mestrado

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