Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2188
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Sistemas de identificação modulares em documentos do Detran : uma forma alternativa de relacionar matemática e trânsito |
Autor(es): | Barbosa, Jhonattan Pinto |
Orientador(a): | Berlatto, Adilson Antônio |
Membro da Banca: | Berlatto, Adilson Antônio |
Membro da Banca: | Villanueva Zevallos, Juan Elmer |
Membro da Banca: | Oliveira, Ricardo Nunes de |
Resumo : | Esta dissertação tem como objetivo principal, ser um instrumento facilitador na tarefa de relacionar a matemática com a temática do trânsito. Para isso, utilizaremos os conceitos de Aritmética Modular existentes nos Sistemas de Identi cação Modulares que encontram-se aplicados à guias e documentos do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT), pois entendemos que o educando ao ingressar as séries nais do ensino fundamental e consequentemente o ensino médio já possui as ferramentas necessárias para a compreensão de tais conceitos devido a sua natureza elementar e aplicabilidade ao cotidiano do estudante. Entretanto, antes de abordarmos esse assunto apresentamos alguns conceitos preliminares, que sustentam os resultados utilizados. Além disso, no último capítulo apresentamos uma atividade que pode ser aplicada as séries nais do ensino fundamental e também no ensino médio, com o intuito de demonstrar a real possibilidade de abordar o tema trânsito nas aulas de matemática, sem que haja a necessidade de se utilizar tabelas, grá cos ou dados sobre acidentes de trânsito, números da frota de veículos, ou quaisquer outros indicadores estatísticos. |
Resumo em lingua estrangeira: | This dissertation has the main aim, be a facilitator instrument on the task to relate the math with the transit theme. For this, we will use the Modular Arithmetic concepts existing on the Modular Identi cation Systems that were applied to guides and documents from Detran/MT, because we understand that the pupil when come into the nal series from the elementary school and consequently high school already has the necessary instruments to the comprehension of such concepts due to their elemental nature and applicability to student's everyday. However, before we approach this subject we presented some preliminaries concepts, that sustain the utilized results. Furthermore, on the last chapter we present one activity that can be applied on nal series from the elementary school and on the high school too, with the intuit to demonstrat the real possibility to approach the tra c theme on the math classes, without the necessity to use the tables, graphics or data about tra c acidentes, numbers from the vehicle eet, or other statistical indicators. |
Palavra-chave: | Aritmética modular Sistemas de identicação modulares Matemática e o trânsito |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Modular arithmetic Modular identication systems Math and the transit |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT |
Referência: | BARBOSA, Jhonattan Pinto. Sistemas de identificação modulares em documentos do Detran: uma forma alternativa de relacionar matemática e trânsito. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Barra do Garças, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2188 |
Data defesa documento: | 23-Feb-2015 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUA - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2015_Jhonattan Pinto Barbosa.pdf | 3.34 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.