Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2227
Tipo documento: | Tese |
Título: | Desenvolvimento profissional docente : trajetória de um grupo de enfermeiras na educação superior |
Autor(es): | Mattos, Magda de |
Orientador(a): | Monteiro, Filomena Maria de Arruda |
Membro da Banca: | Monteiro, Filomena Maria de Arruda |
Membro da Banca: | Silva, Maria das Graças Martins da |
Membro da Banca: | Santos, Neuci Cunha dos |
Membro da Banca: | Ivenicki, Ana |
Membro da Banca: | Fontoura, Helena Amaral da |
Resumo : | A presente pesquisa toma como objeto de estudo o desenvolvimento profissional docente de um grupo de enfermeiras da educação superior. As indagações que deram início à investigação foram: Como as enfermeiras docentes constroem, a partir da inserção profissional, seu desenvolvimento na docência da educação superior e sua identidade profissional docente? Quais conhecimentos e aprendizagens são mobilizados e construídos pelas enfermeiras docentes nessa trajetória? Assim, o estudo objetivou compreender como as enfermeiras docentes constroem o desenvolvimento profissional da docência a partir de sua inserção na educação superior. Para tanto, foram utilizados como referenciais teóricos os estudos que abordam a formação como desenvolvimento profissional docente, com foco nos conhecimentos e aprendizagens necessários à docência da educação superior, à inserção profissional e construção da identidade docente. Os dados da pesquisa foram coletados e analisados considerando a abordagem qualitativa como pressuposto metodológico. Para a coleta dos dados foram utilizadas narrativas escritas e orais de seis enfermeiras docentes de uma instituição pública federal de educação superior. A análise dos dados teve por base três eixos temáticos, sendo o primeiro, a inserção na docência da educação superior, que revelou a iniciação na carreira docente, as trajetórias pessoais e profissionais, as motivações, sentimentos e realizações que permearam os primeiros movimentos em direção à docência da educação superior. O segundo eixo, a identidade profissional docente, discutiu elementos da socialização docente e os aspectos caracterizadores na construção da identidade docente, constituída sob uma perspectiva multicultural, ou seja, partiu-se do pressuposto de que a construção e reconstrução das identidades docentes devem ser pensadas e analisadas levando-se em conta as singularidades e especificidades dos docentes enquanto identidades plurais. O terceiro eixo temático, a construção da docência na educação superior, revela uma sólida base dos conhecimentos específicos de conteúdo, oriundos da experiência prática como enfermeiras, e a construção dos demais conhecimentos necessários ao processo de aprender a aprender a ensinar. Considera-se que tornar-se docente da educação superior engendra um movimento contínuo e permanente de reflexão e ressignificações pessoais, profissionais, institucionais e organizacionais. Não há, pois, como desenvolver-se profissionalmente como docente de Enfermagem sem a reflexão crítica de suas práticas pedagógicas, entendidas para além da sala de aula, no trabalho docente. Portanto, entende-se que um diálogo entre investigação, reflexão e formação docente pode conduzir a mudanças nas atitudes e práticas pedagógicas que fortalecem o desenvolvimento profissional docente. Por fim, depreende-se a necessidade de consolidação de programas de formação/inserção em docência da educação superior, com foco no contexto de atuação docente e, para isso, há que existir, de forma efetiva, políticas de formação, uma vez que não é possível exercer a docência sem o conjunto de conhecimentos e aprendizagens necessários ao exercício profissional docente. |
Resumo em lingua estrangeira: | ABSTRACT This research takes as object of study the professional development of teachers of a
group of higher education nurses. The questions that initiated the research were: how
Nursing teachers build, from the professional insertion, their development when
teaching higher education, and their professional identity? Which knowledges and
learning processes are mobilized and built by the nursing faculty in this trajectory?
Thus, the study aimed to understand how nursing faculty direct the professional
development of teaching from their inclusion in higher education. So, we used
theoretical studies addressing the training as a professional development of teachers,
with a focus on knowledge and learning necessary for the teaching in higher education,
vocational integration and construction of teacher identity. The survey data was
collected and analyzed based on qualitative approach. The data was collected using
written and oral narratives of six nursing faculty from a public institution of higher
education. Data analysis was based on three main themes, the first, insertion into the
teaching of higher education, which revealed the beginning in the teaching career,
personal and professional histories, motivations, feelings and accomplishments that
permeated the first moves towards higher education. The second, faculty professional
identity, which discussed elements of teacher socialization and the characterizing
features in the construction of teacher identity, incorporated in multicultural perspective,
that is, we start with the assumption that the construction and reconstruction of teachers'
identities should be thought and analyzed taking into account the peculiarities and
characteristics of teachers as plural identities. The third main theme, the construction of
teaching in higher education, reveals a solid foundation of expertise of content, derived
from practical experiences as nurses, and the construction of knowledge necessary for
the process of learning to learn how to teach. It is considered that teaching in higher
education engenders a continuous and permanent movement of reflection and personal
reinterpretation not only professionally or institutionally but also at an organizational
sense. Hence, there is no way developing oneself as a teacher of nursing without
critical reflection of his/her teaching, taking it in as a practice which goes beyond the
classroom routine. Therefore, it is understood that a dialogue between research results,
reflection and teacher training can lead to changes in attitudes and teaching practices
that strengthen the professional development of teachers. Finally, we came to a
conclusion that there is a need for consolidation of training programs / insertion in
teaching in higher education, focusing on the context of teaching performance and,
moreover effective education policies, since it is not possible to work as teachers
without knowledge and learning background necessary for teachers´ professional
practice. RESUMEN La siguiente investigación tiene como objeto de estudio el desarrollo profesional docentes de un grupo de enfermeras de educación superior. Las preguntas que dieron inicio a la investigación fueron: ¿Cómo las enfermeras docentes construyen, a partir de la inserción profesional, su desarrollo en la enseñanza de la educación superior, y su identidad profesional docente? ¿Qué tipo de conocimientos y de aprendizaje se movilizan y construyen por la facultad de enfermería en esta trayectoria? Así, el estudio objetó en comprender como las docentes de enfermería dirigen el desarrollo profesional de la enseñanza a partir de su inclusión en la educación superior. Por lo tanto, fueron utilizados como referencias teóricas estudios que enfocan la formación como el desarrollo profesional docente, como foco en conocimientos y el aprendizaje necesario para la enseñanza de la educación superior, de la inserción profesional y la empleabilidad de la identidad docente. Los datos de la encuesta se recogieron y analizaron considerando los procedimientos cualitativos como fundamentos metodológicos. Para la investigación se utilizaron narraciones escritas y orales de seis enfermeras docentes de una institución pública federativa de educación superior. El análisis de los datos se basó en tres temas temáticos: siendo la primera, la inserción en la enseñanza de la educación superior, que reveló la iniciación en la carrera docente, las trayectorias personales y profesionales, las motivaciones, sentimientos y logros que cruzaron los primeros movimientos hacia la enseñanza en la educación superior. El segundo eje, la identidad profesional docente, se discutieron los elementos de socialización docente y los aspectos que caracterizan en la construcción de la identidad docente, constituida sobre una perspectiva multicultural, es decir, partimos de la suposición de que la construcción y reconstrucción de las identidades de los docentes deben ser pensadas y analizadas teniéndose en cuenta las peculiaridades y características de los docentes considerando la diversidad de identidades. El tercer tema temático, la construcción de la enseñanza en la educación superior, revela una sólida base de conocimientos específicos de contenidos, derivados de la experiencia práctica como enfermeras, y la construcción de otros conocimientos necesarios para el proceso de aprender a aprender a enseñar. Se considera que, convertirse en docente en la educación superior genera un movimiento continuo y permanente de reflexión y reinterpretaciones personales, profesionales, institucionales y organizacionales. No hay, pues, como desarrollarse profesionalmente como profesor de la enfermería sin reflexión crítica de sus prácticas pedagógicas, entendidas más allá del salón de clase, en el trabajo docente. Por lo tanto, se entiende que un diálogo entre la investigación, la reflexión y la formación del profesorado puede conducir a cambios en las actitudes y prácticas pedagógicas que fortalezcan el desarrollo profesional de los docentes. Por último, se infiere la necesidad de consolidación de los programas de formación / inserción en la enseñanza en la educación superior, centrándose en el contexto de la actividad docente y, por lo tanto, debe ser, efectivamente, las políticas de educación, ya que no lo hace es posible trabajar como maestros sin el conjunto de conocimientos y el aprendizaje necesario para la práctica profesional de los docentes. |
Palavra-chave: | Educação superior Desenvolvimento profissional da docência Formação de professores da educação superior Docentes de enfermagem |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Higher education Professional development of teaching Higher education teacher training Nursing faculty |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | MATTOS, Magda de. Desenvolvimento profissional docente: trajetória de um grupo de enfermeiras na educação superior. 2015. 178 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2227 |
Data defesa documento: | 13-Apr-2015 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2015_Magda de Mattos.pdf | 1.62 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.