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http://ri.ufmt.br/handle/1/2228
Tipo documento: | Tese |
Título: | Da adesão à assinatura, a política do nome próprio no Plano de Ações Articuladas – PAR – em Mato Grosso |
Autor(es): | Souza, Márcia Helena de Moraes |
Orientador(a): | Monteiro, Silas Borges |
Coorientador: | Carvalho, Adalberto Dias de |
Membro da Banca: | Monteiro, Silas Borges |
Membro da Banca: | Speller, Paulo |
Membro da Banca: | Ferreira, Márcia dos Santos |
Membro da Banca: | Rios, Terezinha Azerêdo |
Membro da Banca: | Carvalho, Adalberto Dias de |
Resumo : | O texto refere-se à investigação dos desdobramentos, em Mato Grosso, da implantação da política de educação do Governo Federal, a partir de 2007. O Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE e o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (Decreto N° 6.094 de 24 de abril de 2007), trouxeram o Plano de Ações Articuladas - PAR, como ferramenta de planejamento estratégico, adotada pelo Ministério da Educação para o mapeamento da realidade da educação nos estados e municípios, e investiu na efetivação do regime de colaboração proposto constitucionalmente para os entes federados, na busca pela melhoria dos resultados qualitativos da Educação Básica. Para discutir a gestão da política pública educacional, foram eleitos os Secretários Municipais como interlocutores, no tratamento de dois conceitos filosóficos indicados pelo filósofo franco-argelino Jacques Derrida; política do nome próprio e assinatura. O acompanhamento longitudinal das ações implementadas no período de 2007 a 2014 abre caminho para as discussões da construção do Sistema Nacional de Educação, determinado pelo Plano Nacional de Educação 2014-2024. A tese é a de que os diferentes modos de assinatura, no processo de adesão dos gestores à política nacional, impactaram a condução da articulação requerida no regime de colaboração para os entes federados, independentes e autônomos em relação à educação. Os limites do espaço geográfico, as fronteiras do espaço político, a relação público-privado na gestão pública são questões tratadas a partir dos achados da pesquisa. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study deals with the investigation of unfolding in Mato Grosso, an education policy implementation of the Federal Government, starting in 2007. The Education Development Plan (PDE) and the Target Plan Commitment All for Education (Decree N° 6094 of April 24, 2007) brought the Articulated Actions Plan (PAR), as a strategic planning tool, used by the Ministry of Education for mapping the education’s reality in the states and counties, and invested in the execution of a collaborative system, constitutionally proposed for federal entities searching for improvement of basic education’s qualitative results. In order to discuss the management of public education policy, the Municipal Secretaries as interlocutors were elected to address two philosophical concepts indicated by the FrenchAlgerian philosopher Jacques Derrida; proper noun policy, and signature. The longitudinal monitoring of these actions implemented between 2007 and 2014 opens the way for discussions on the National Education System’s construction, determined by the National Education Plan 2014-2024. The view is that the different methods of signature, in the accession process of managers to the national policy impacted the conduction of joint, required in the collaboration scheme for federal entities, independent and autonomous in relation to education. The limits of geographic space, the boundaries of political space and the public-private relationship in public administration, are the issues discussed from the research results. |
Palavra-chave: | Plano de ações articuladas Políticas de educação Gestão educacional Política do nome próprio Assinatura Mato Grosso |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Articulated actions plan Education policies Education management Proper noun policy Signature |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | SOUZA, Márcia Helena de Moraes. Da adesão à assinatura, a política do nome próprio no Plano de Ações Articuladas – PAR – em Mato Grosso. 2015. 139 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2228 |
Data defesa documento: | 27-Mar-2015 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado |
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