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http://ri.ufmt.br/handle/1/2232
Tipo documento: | Tese |
Título: | Movimentos sociais@internet e sua dimensão educativa |
Autor(es): | Menezes, Maurelio |
Orientador(a): | Torres, Artemis Augusta Mota |
Membro da Banca: | Torres, Artemis Augusta Mota |
Membro da Banca: | Silva, Maria das Graças Martins da |
Membro da Banca: | Passos, Luiz Augusto |
Membro da Banca: | Cunha, Marion Machado |
Membro da Banca: | Antoun, Henrique |
Resumo : | Este texto apresenta resultados de uma pesquisa em que se pretendeu compreender a dimensão educativa de um fenômeno surgido nos dois últimos anos, os movimentos sociais virtuais, assim chamados por se utilizarem da internet como instrumento de mobilização. Para isso, foram analisados diversos movimentos que se enquadram neste perfil e, principalmente, o movimento que ficou conhecido como Primavera Árabe e a série de manifestações no Brasil em 2013, aqui adjetivada como “Outono-Inverno Brasileiro”. Serviu, como ponto de partida, a visão do pensador marxista italiano António Gramsci (1891-1937) sobre a educação como promotora de emancipação das massas. Os instrumentos metodológicos utilizados foram a observação participante nas manifestações realizadas em Mato Grosso, o acompanhamento do noticiário local e nacional sobre as demais, ocorridas em outros estados, acompanhamento do noticiário internacional sobre a Primavera Árabe entrevistas além de pesquisa bibliográfica e documental sobre ambas as manifestações. A pesquisa bibliográfica e documental tomou por base um tríplice temário: A) os escritos do e sobre o filósofo italiano publicados ou reproduzidos por meios impressos e digitais, B) os escritos sobre os movimentos sociais desde os anos 1920 quando se restringiam aos movimentos proletário e partidário, passando pelos anos 1960 quando ganharam mais espaço como estudo acadêmicos até os dias de hoje; C) os escritos sobre internet/movimentos sociais virtuais, assim denominados por utilizarem intensamente como ferramenta de mobilização as mídias sociais. A investigação sobre os movimentos tomou, também, por base entrevistas e artigos acadêmicos e jornalísticos, além de pesquisa realizadas por universidades, Institutos e Agencias nacionais e internacionais. Conforme mostraram os resultados da pesquisa mesmo antes dos movimentos sociais aqui focalizados, a internet já servira como meio de mobilização e indignação. Contudo, hoje, tanto a Primavera Árabe quanto as manifestações do OutonoInverno Brasileiro indicaram, claramente, a força mobilizadora das redes internáuticas, o que leva a considerações sobre a potencial força organizativa dos movimentos sociais virtuais. |
Resumo em lingua estrangeira: | This paper presents results of a survey in which it was intended to understand the educational dimension of a phenomenon emerged in the last two years, virtual social movements, so-called because they use the internet as a mobilization tool. For this, we analyzed various movements that fit this profile, and especially the movement that became known as the Arab Spring and the series of demonstrations in Brazil in 2013, this adjective as "Fall-Winter Brazilian". He served as a starting point, the view of the Italian Marxist thinker Antonio Gramsci (1891-1937) on education as a promoter of emancipation of the masses. The methodological instruments used were participant observation in the demonstrations held in Mato Grosso, the monitoring of local and national news about the other, occurred in other states, monitoring of international news about the Arab Spring interviews as well as bibliographic and documentary research on both manifestations. The bibliographical and documentary research was based on a threefold agenda: A) the writings of and about the Italian philosopher published or reproduced by print and digital media, B) the writings on the social movements since the 1920s when it restricted the proletarian movement and party, through the 1960s when they won more space as academic study to the present day; C) the writings on internet / virtual social movements, so-called because they use intensively as mobilization tool social media. Research on the movement took also based on interviews and academic and journalistic articles, in addition to research conducted by universities, institutes and national and international agencies. As shown search results even before the social movements focused here, the Internet has served as a means of mobilization and indignation. Today, however, both the Arab Spring as the manifestations of the Fall-Winter Brazilian indicate clearly the driving force of internáutics networks, which leads to consideration of the potential organizational strength of virtual social movements. |
Palavra-chave: | Educação Movimentos sociais Manifestações públicas Internet |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Education Social movements Public manifestations Internet |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | MENEZES, Maurelio. Movimentos sociais@internet e sua dimensão educativa. 2015. 173 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2232 |
Data defesa documento: | 23-Jul-2015 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado |
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