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http://ri.ufmt.br/handle/1/2235
Tipo documento: | Tese |
Título: | O NEPRE e a implementação da Lei 10.639/03 no estado de Mato Grosso |
Autor(es): | Gonçalves, Vanda Lúcia Sá |
Orientador(a): | Müller, Maria Lúcia Rodrigues |
Membro da Banca: | Müller, Maria Lúcia Rodrigues |
Membro da Banca: | Alonso, Kátia Morosov |
Membro da Banca: | Secchi, Darci |
Membro da Banca: | Teixeira, Moema de Poli |
Membro da Banca: | Pinheiro, Sonoe Sugahara |
Resumo : | Esta pesquisa tem por objetivo analisar a implementação Lei 10.639/03 no Estado de Mato Grosso através dos programas da SECAD/MEC, no período de 2009 a 2011. O lócus de estudo foram os cursos de formação continuadas executados pelo NEPRE no âmbito da Universidade Federal de Mato Grosso. Esses cursos em sua execução utilizam como estratégia educação a distancia abrangendo professores de diversos municípios que compõem o Estado. Os dados utilizados para análise nesta pesquisa avaliativa foram obtidos através de análise qualitativa dos: (a) Relatório de finais dos cursos; (b) depoimento da coordenação do NEPRE (c) do questionário online. Constatou-se que os programas elaborados pela SECAD para implementação da Lei n.º 10.639/03 no estado do Mato Grosso tem uma capacidade limitada, por um lado, pela falta de recursos financeiros e, por outro, pela não resolução do problema da falta de formação inicial generalizada. Esse é problema que não pode ser sanado sem que seja repensado o modelo de formação vigente em nossa sociedade e sem maiores investimentos em suas bases estruturais. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research has the objective to analyze the implementation of Law 10.639/03 in state of Mato Grosso through the programs of SECAD/ME during the periods from 2009 to 2011, focusing on the continuing formation courses carry out by NEPRE in ambit of federal university of Mato Grosso. These courses in execution, using as strategy the distance education courses which embrace professors from township from all the state. The data used for this analysis in this evaluative research were obtained from the following resources: a) final report cards from the courses; b) c) and the analyses of the documents. It was observed that programs made by SECAD for the implementation of the Law n. º 10.639/03 in state of Mato Grosso have a limited capacity, on one hand, because of the lack of financial resources and , on the other hand, by the not resolution of the problem of the fault of basic formation. This is a problem which cannot be remedied without rethink the model of educational formation in vigor of our society, and, without more investments in the structural bases. |
Palavra-chave: | Políticas públicas Avaliação de programas Lei 10.639/03 |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Public policies Evaluation programs Law 10.639/03 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | GONÇALVES, Vanda Lúcia Sá. O NEPRE e a implementação da Lei 10.639/03 no estado de Mato Grosso. 2015. 128 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2235 |
Data defesa documento: | 19-Jun-2015 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado |
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