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http://ri.ufmt.br/handle/1/2239
Tipo documento: | Tese |
Título: | Multiculturalidade no ensino de Ciências em uma escola do município de Vila Bela da Santíssima Trindade – MT |
Autor(es): | Moreira, Lineuza Leite |
Orientador(a): | Monteiro, Filomena Maria de Arruda |
Membro da Banca: | Monteiro, Filomena Maria de Arruda |
Membro da Banca: | Palma, Rute Cristina Domingos da |
Membro da Banca: | Costa, Candida Soares da |
Membro da Banca: | Maciel, Cilene Maria Lima Antunes |
Membro da Banca: | Fontoura, Helena Amaral da |
Resumo : | A presente tese analisa a multiculturalidade presente no contexto escolar em articulação com o ensino de Ciências e tem como objetivo compreender como professores de Ciências que atuam no Ensino Fundamental e no Ensino Médio Regular e Integrado de uma escola quilombola situada no município de Vila Bela da Santíssima Trindade - MT constroem seus conhecimentos e abordam as Ciências em um espaço multicultural. A pertinência insere-se no movimento por uma educação contextualizada que considere a importância ao ensino de Ciências de professores sensíveis à diversidade. A pesquisa está pautada em autores que abordam ensino de Ciências, multiculturalismo, saberes docentes, identidade, formação de professores e aprendizagem. A opção metodológica adotada pauta-se nos pressupostos da pesquisa narrativa; participaram da pesquisa quatro professores e a equipe gestora. As informações foram obtidas a partir de questionário, caderno de campo do pesquisador e do participante, análise de documentos, registro fotográfico, observações e conversas que posteriormente foram transcritas. Os resultados apontam um quadro docente heterogêneo, de múltiplas identidades. A complexidade presente nessa escola, a forma como se organiza em relação à Educação Escolar Quilombola, à diversidade, ao ensino de Ciências vão se revelando à medida que histórias pessoais, profissionais e coletivas são narradas e, em meio a essa construção de sentidos, muitos desafios e dilemas também se revelam num espaço tridimensional. Os professores de Ciências, participantes da pesquisa, reconhecem as diferenças presentes no contexto de atuação, reconhecem a necessidade de superação de estereótipos e o reconhecimento do outro. Ao adotarem em suas práticas ações pedagógicas que valorizam e/ou contextualizam questões que os alunos trazem de seu cotidiano, manifestam o reconhecimento da pluralidade de identidade dos alunos, diversificam suas estratégias, envolvem os alunos, permitem que estes se posicionem, atuem como elementos promotores de aprendizado. O ensino de Ciências concebido em uma perspectiva multicultural demanda a ressignificação dos saberes, das práticas e da docência pelos professores. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present thesis analyzes the multiculturality within the school context in association with Science teaching. It aims to understand how Science teachers who work in the Elementary Education and the Regular and Integrated Secondary School of a Maroon school located in the municipality of Vila Bela da Santíssima Trindade - MT construct their knowledge and address the Sciences in a multicultural space. The relevance is inserted in a movement for a contextualized education which considers the importance of Science teaching of teachers who are sensitive to diversity. The research is based on authors who approach Science teaching, multiculturalism, teacher knowledge, identity, teacher training and learning. The methodological option adopted is based on the assumptions of the narrative inquiry; four teachers and the management team participated in the research. The information was obtained from a questionnaire, the researcher and participant‟s field notes, document analysis, photographic record, observations and conversations that were later transcribed. The results point to a heterogeneous teaching staff, of multiple identity. The complexity present in this school, the way that it is organized in relation to the Quilombola School Education, diversity and Science teaching are revealed as the personal, professional and collective stories are narrated. Within this construction of meanings, many challenges and dilemmas are also revealed in a tridimensional space. Science teachers, who are participants in the research, recognize the differences in the context of their work, they recognize the other and the need to overcome stereotypes. By adopting in their practices, pedagogical actions which value and/or contextualize questions the students bring from their daily life, they manifest the recognition of the students‟ identity plurality, diversify their strategies, involve the students, allow them to position themselves, act as promoters of learning. Science teaching conceived in a multicultural perspective demands the redefinition of knowledge, practices and the teaching by teachers. |
Palavra-chave: | Multiculturalismo Narrativas Ensino de ciências Vila Bela da Santíssima Trindade |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Multiculturalism Narratives Science teaching Vila Bela da Santíssima Trindade |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | MOREIRA, Lineuza Leite. Multiculturalidade no ensino de Ciências em uma escola do município de Vila Bela da Santíssima Trindade – MT. 2019. 185 f. (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2239 |
Data defesa documento: | 25-Jan-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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