Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2277
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrandão, Claudia Leite-
dc.date.accessioned2021-01-19T13:10:46Z-
dc.date.available2016-04-05-
dc.date.available2021-01-19T13:10:46Z-
dc.date.issued2016-03-22-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Claudia Leite. PNBE do professor: usos e desusos. 2016. 207 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2277-
dc.description.abstractThis Master’s thesis is linked to the researchers group ALFALE, Grupo de Pesquisa Alfabetização e Letramento Escolar, a project developed by the Master Degree Program of Federal University of Mato Grosso, in Rondonópolis city. This research investigates the public policies concerning to the incentive to professional articulated reading with the teacher’s PNBE. The aim of this research is to comprehend how the books which compose the PNBE (2010, 2013) are acquired, distributed, provided and used by primary school teachers in four public elementary schools of a city called Primavera do Leste, in Mato Grosso. The findings presented here are the result of a quantitative and qualitative methodological approach based on case study. The thesis uses questionnaires, systematized observation and document analysis as data collection instrument. The researcher’s participants were the principals, the coordinators, the teachers and the people responsible for the library of these four public elementary schools. The investigation revealed that the PNBE’s books were successfully delivered, but there were still books inside sealed boxes. This fact demonstrates that the PNBE’s material is not being used according to the goals and expectations of the program. One of the reasons pointed for the questionnaires’ information for this occurrence is the lack of knowledge about the PNBE by the people responsible for the library, the teachers, the coordinators and the principals. The thesis points out the need of spreading more information about the program, since the acquisition of the material until its implementation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2020-10-28T21:16:13Z No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Claudia Leite Brandão.pdf: 7451883 bytes, checksum: 4a926205997996eef94711064744c7b5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-01-19T13:10:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Claudia Leite Brandão.pdf: 7451883 bytes, checksum: 4a926205997996eef94711064744c7b5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-01-19T13:10:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Claudia Leite Brandão.pdf: 7451883 bytes, checksum: 4a926205997996eef94711064744c7b5 (MD5) Previous issue date: 2016-03-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePNBE do professor : usos e desusospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPNBE do professorpt_BR
dc.subject.keywordPrograma Nacional Biblioteca da Escola.pt_BR
dc.subject.keywordPúblicas de leiturapt_BR
dc.subject.keywordLeitura profissionalpt_BR
dc.subject.keywordLeiturapt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4246647189370104pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4246647189370104pt_BR
dc.contributor.referee2Cardoso, Cancionila Janzkovski-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0310526239909234pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4921931029963750pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa está vinculada ao Grupo de Pesquisa Alfabetização e Letramento Escolar (ALFALE), do Programa de Pós-Graduação em Educação do Câmpus de Rondonópolis, da Universidade Federal de Mato Grosso. O objeto deste estudo são as políticas públicas de incentivo à leitura profissional articulada com o PNBE do Professor. A pesquisa propôs como objetivo geral compreender de que forma são adquiridos, distribuídos, disponibilizados e utilizados os livros que compõem o PNBE do Professor anos iniciais do Ensino Fundamental (2010 e 2013) em quatro escolas da rede estadual de Ensino Fundamental de Primavera do Leste – MT. Para tanto, utilizou-se como metodologia a abordagem quanti-qualitativa com o estudo de caso, tendo questionários, observação sistematizada e análise documental como instrumentos de coleta de dados. Esta investigação teve como loci quatro escolas estaduais que atendiam alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo que os participantes foram os diretores, coordenadores, professores e responsáveis pelas bibliotecas dos estabelecimentos pesquisados. A análise dos dados revelou que a distribuição dos acervos do PNBE do Professor está efetivada e que na época da coleta de dados os livros estavam nas escolas, no entanto, ainda existiam caixas lacradas com os materiais do Programa. Esses fatores demonstram que o uso não está sendo consolidado conforme as metas e expectativas do PNBE. Um dos motivos, de acordo com as informações registradas nos questionários, foi a falta de conhecimento em relação ao PNBE do Professor pelos responsáveis das bibliotecas escolares, professores, coordenação e direção das escolas. Os resultados da pesquisa apontaram que uma das necessidades é desenvolver um trabalho direcionado para a divulgação e acompanhamento de todas as fases da implantação do Programa, ou seja, da aquisição até a utilização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Teacher’s PNBEpt_BR
dc.subject.keyword2National Program Library at Schoolpt_BR
dc.subject.keyword2Public policies for readingpt_BR
dc.subject.keyword2Professional readingpt_BR
dc.subject.keyword2Readingpt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Maria Aparecida Paiva Soares dos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1215962146590036pt_BR
dc.contributor.referee4Trevisan, Marlon Dantas-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1960230694022150pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Claudia Leite Brandão.pdf7.28 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.