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http://ri.ufmt.br/handle/1/2277
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | PNBE do professor : usos e desusos |
Autor(es): | Brandão, Claudia Leite |
Orientador(a): | Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi |
Membro da Banca: | Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi |
Membro da Banca: | Cardoso, Cancionila Janzkovski |
Membro da Banca: | Santos, Maria Aparecida Paiva Soares dos |
Membro da Banca: | Trevisan, Marlon Dantas |
Resumo : | A presente pesquisa está vinculada ao Grupo de Pesquisa Alfabetização e Letramento Escolar (ALFALE), do Programa de Pós-Graduação em Educação do Câmpus de Rondonópolis, da Universidade Federal de Mato Grosso. O objeto deste estudo são as políticas públicas de incentivo à leitura profissional articulada com o PNBE do Professor. A pesquisa propôs como objetivo geral compreender de que forma são adquiridos, distribuídos, disponibilizados e utilizados os livros que compõem o PNBE do Professor anos iniciais do Ensino Fundamental (2010 e 2013) em quatro escolas da rede estadual de Ensino Fundamental de Primavera do Leste – MT. Para tanto, utilizou-se como metodologia a abordagem quanti-qualitativa com o estudo de caso, tendo questionários, observação sistematizada e análise documental como instrumentos de coleta de dados. Esta investigação teve como loci quatro escolas estaduais que atendiam alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo que os participantes foram os diretores, coordenadores, professores e responsáveis pelas bibliotecas dos estabelecimentos pesquisados. A análise dos dados revelou que a distribuição dos acervos do PNBE do Professor está efetivada e que na época da coleta de dados os livros estavam nas escolas, no entanto, ainda existiam caixas lacradas com os materiais do Programa. Esses fatores demonstram que o uso não está sendo consolidado conforme as metas e expectativas do PNBE. Um dos motivos, de acordo com as informações registradas nos questionários, foi a falta de conhecimento em relação ao PNBE do Professor pelos responsáveis das bibliotecas escolares, professores, coordenação e direção das escolas. Os resultados da pesquisa apontaram que uma das necessidades é desenvolver um trabalho direcionado para a divulgação e acompanhamento de todas as fases da implantação do Programa, ou seja, da aquisição até a utilização. |
Resumo em lingua estrangeira: | This Master’s thesis is linked to the researchers group ALFALE, Grupo de Pesquisa Alfabetização e Letramento Escolar, a project developed by the Master Degree Program of Federal University of Mato Grosso, in Rondonópolis city. This research investigates the public policies concerning to the incentive to professional articulated reading with the teacher’s PNBE. The aim of this research is to comprehend how the books which compose the PNBE (2010, 2013) are acquired, distributed, provided and used by primary school teachers in four public elementary schools of a city called Primavera do Leste, in Mato Grosso. The findings presented here are the result of a quantitative and qualitative methodological approach based on case study. The thesis uses questionnaires, systematized observation and document analysis as data collection instrument. The researcher’s participants were the principals, the coordinators, the teachers and the people responsible for the library of these four public elementary schools. The investigation revealed that the PNBE’s books were successfully delivered, but there were still books inside sealed boxes. This fact demonstrates that the PNBE’s material is not being used according to the goals and expectations of the program. One of the reasons pointed for the questionnaires’ information for this occurrence is the lack of knowledge about the PNBE by the people responsible for the library, the teachers, the coordinators and the principals. The thesis points out the need of spreading more information about the program, since the acquisition of the material until its implementation. |
Palavra-chave: | PNBE do professor Programa Nacional Biblioteca da Escola. Públicas de leitura Leitura profissional Leitura |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teacher’s PNBE National Program Library at School Public policies for reading Professional reading Reading |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis |
Referência: | BRANDÃO, Claudia Leite. PNBE do professor: usos e desusos. 2016. 207 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2277 |
Data defesa documento: | 22-Mar-2016 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado |
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