Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2321
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva Filho, Sinésio Mateus da | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-01T15:52:27Z | - |
dc.date.available | 2015-10-02 | - |
dc.date.available | 2021-02-01T15:52:27Z | - |
dc.date.issued | 2015-09-04 | - |
dc.identifier.citation | SILVA FILHO, Sinésio Mateus da. Função logarítmica: uma nova abordagem para o ensino médio. 2015. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Barra do Garças, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/2321 | - |
dc.description.abstract | In order to overcome the difficulties of teaching and learning the logarithmic function, we present in this paper a more accessible teaching sequence, so that teachers can apply it to their students, thus creating an interesting option to the traditional way usually used by schools. To prepare this teaching sequence, we chose to introduce and present the theory of logarithmic function in context, using historical, geometric and algebraic arguments. Through these tools we aim to build an educational proposal in which learning is meaningful to the student | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Simone Souza (simonecgsouza@hotmail.com) on 2020-10-30T16:57:30Z No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Sinésio Mateus da Silva Filho.pdf: 2649879 bytes, checksum: 3fe9a260f30ea522d41f4e07cde3e208 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-02-01T15:52:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Sinésio Mateus da Silva Filho.pdf: 2649879 bytes, checksum: 3fe9a260f30ea522d41f4e07cde3e208 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-02-01T15:52:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2015_Sinésio Mateus da Silva Filho.pdf: 2649879 bytes, checksum: 3fe9a260f30ea522d41f4e07cde3e208 (MD5) Previous issue date: 2015-09-04 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Função logarítmica : uma nova abordagem para o ensino médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Função logarítmica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | História dos logaritmos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Contextualização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aplicações dos logaritmos | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Berlatto, Adilson Antônio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/80913312581743 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Berlatto, Adilson Antônio | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/80913312581743 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Zevallos, Juan Elmer Villanueva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3336518322637130 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5416449982671150 | pt_BR |
dc.description.resumo | Com o objetivo de superar as dificuldades de ensino e aprendizagem da função logarítmica, apresentamos neste trabalho uma sequência didática mais acessível, para que os professores possam aplicá-la aos seus alunos, criando dessa forma uma opção interessante à forma tradicional geralmente utilizada pelas escolas. Para elaboração dessa sequencia de ensino, optamos por introduzir e apresentar a teoria da função logarítmica de forma contextualizada, usando argumentos históricos, geométricos e algébricos. Por meio dessas ferramentas pretendemos construir uma proposta de ensino em que a aprendizagem seja significativa para o educando. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUA - Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Logarithmic function | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Teaching of mathematics | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | History of logarithms | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Contextualization | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Applications of logarithms | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Castellanos, Alonso Sepúlveda | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3015162536500942 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUA - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2015_Sinésio Mateus da Silva Filho.pdf | 2.59 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.