Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2321
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Função logarítmica : uma nova abordagem para o ensino médio |
Autor(es): | Silva Filho, Sinésio Mateus da |
Orientador(a): | Berlatto, Adilson Antônio |
Membro da Banca: | Berlatto, Adilson Antônio |
Membro da Banca: | Zevallos, Juan Elmer Villanueva |
Membro da Banca: | Castellanos, Alonso Sepúlveda |
Resumo : | Com o objetivo de superar as dificuldades de ensino e aprendizagem da função logarítmica, apresentamos neste trabalho uma sequência didática mais acessível, para que os professores possam aplicá-la aos seus alunos, criando dessa forma uma opção interessante à forma tradicional geralmente utilizada pelas escolas. Para elaboração dessa sequencia de ensino, optamos por introduzir e apresentar a teoria da função logarítmica de forma contextualizada, usando argumentos históricos, geométricos e algébricos. Por meio dessas ferramentas pretendemos construir uma proposta de ensino em que a aprendizagem seja significativa para o educando. |
Resumo em lingua estrangeira: | In order to overcome the difficulties of teaching and learning the logarithmic function, we present in this paper a more accessible teaching sequence, so that teachers can apply it to their students, thus creating an interesting option to the traditional way usually used by schools. To prepare this teaching sequence, we chose to introduce and present the theory of logarithmic function in context, using historical, geometric and algebraic arguments. Through these tools we aim to build an educational proposal in which learning is meaningful to the student |
Palavra-chave: | Função logarítmica Ensino de matemática História dos logaritmos Contextualização Aplicações dos logaritmos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Logarithmic function Teaching of mathematics History of logarithms Contextualization Applications of logarithms |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT |
Referência: | SILVA FILHO, Sinésio Mateus da. Função logarítmica: uma nova abordagem para o ensino médio. 2015. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Barra do Garças, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2321 |
Data defesa documento: | 4-Set-2015 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUA - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2015_Sinésio Mateus da Silva Filho.pdf | 2.59 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.