Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2361
Tipo documento: Dissertação
Título: Utilização sistemática das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de eletricidade
Autor(es): Silva, Welismar Almeida da
Orientador(a): Pereira, Rosângela Borges
Membro da Banca: Pereira, Rosângela Borges
Membro da Banca: Pereira, Ana Rita
Membro da Banca: Moraes, Arian Paulo de Almeida
Resumo : O presente trabalho objetivou a utilização sistemática e integrada de vários recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas aulas de Eletricidade em uma turma do ensino médio da escola Estadual Couto Magalhães, situada no pequeno município de Campinápolis/MT. Embora a importância da utilização das TIC como ferramenta nos processos de ensino-aprendizagem - em todos os níveis e modalidades de ensino - já esteja estabelecida em documentos oficiais, constata-se que esses recursos ainda não fazem parte da rotina de grande parte dos professores e muitos, quando os utilizam, o fazem de maneira esporádica. Nossa proposta visa introduzir de maneira regular, sistemática e integrada, já na elaboração dos planos de aula, os mais variados recursos das TIC disponíveis: simulações computacionais, softwares de edição colaborativa (GoogleDocs), hipertextos, aplicativos para smartphones, e-mail de turma, redes sociais, website do professor, livros digitais, Prezi, além da web 2.0. O produto educacional compõe-se de duas partes: 1) Sequência de 19 aulas sobre o conteúdo de Eletricidade, com a inclusão, em cada aula, dos recursos de TIC apropriados aos objetivos da aula e assuntos abordados; 2) website do professor, idealizada como um importante instrumento de extensão da sala de aula e de registro de todas as atividades da disciplina. Como resultado de nosso trabalho podemos afirmar que, tanto a prática docente quanto a rotina dos alunos no trato da disciplina foram positivamente modificados com a inserção das TIC em sua rotina de estudos. Na parte discente, ressaltamos o direcionamento de parte do tempo despendido com dispositivos móveis para o estudo do conteúdo, interação com o professor e uma extraordinária motivação.
Resumo em lingua estrangeira: The following project aimed the systematic and integrated use of various resources of Information and Communication Technology (ICT) in High School Electricity classes in Couto Magalhães public school, placed in the small town of Campinápolis/MT. Although the importance of ICT use in the learning process - in all the education levels- is already established in official notes, is known that such resources are still not part of the routine of most teachers and, those who use it, make a very sporadic use. Our proposal aims the introduction, in a very regular, systematic and integrated way, in the lesson plans, the most varied ICT resources available: computer simulations, collaborative edition software, hypertexts, smartphone apps, class e-mail, social networks, professor’s website, e-books, Prezi, besides web 2.0. The educational product composes of two parts: 1) A 19 classes sequence about the Electricity subject, including the ICT appropriate resources to the class’s goals and addressed themes; 2) Professor’s website, idealized as an important instrument of class extension and activities register of the subject. As a result of our work, we can assure that both teaching practice and student’s routine in the subject learning were positively changed with the insertion of ICT in their study routine. In the student’s path, we emphasize changing the time used at mobile devices into time studying Physics, interaction with the teacher and extraordinary motivation.
Palavra-chave: Tecnologias de informação e comunicação
Ensino de física
Simulações computacionais
TIC
Palavra-chave em lingua estrangeira: Information and communication technology
Physics teaching
Computer simulation
ICT
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Física
Referência: SILVA, Welismar Almeida da. Utilização sistemática das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino de eletricidade. 2015. 136 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Barra do Garças, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2361
Data defesa documento: 23-Nov-2015
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2015_Welismar Almeida da Silva.pdf4.02 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.