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http://ri.ufmt.br/handle/1/2404
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A literatura infantil no currículo dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas municipais de Vilhena - RO |
Autor(es): | Costa, Adriana Silva da |
Orientador(a): | Oliveira, Ozerina Victor de |
Membro da Banca: | Oliveira, Ozerina Victor de |
Membro da Banca: | Oliveira, Bárbara Cortella Pereira de |
Membro da Banca: | Santos, Geniana dos |
Membro da Banca: | Silva, Celeida Maria Costa de Souza e |
Resumo : | Esta dissertação analisa o tempo e lugar destinado à literatura, em especial a infantil, no currículo do Ensino Fundamental, em seus anos iniciais – com delimitação em turmas de 5º anos em escolas da rede pública municipal da cidade de Vilhena-RO, região norte do país. A delimitação da pesquisa com docentes que atuam em turmas de 5º anos é motivada por nossa prática docente no mesmo ano de ensino, bem como, por ser o 5º ano a última etapa dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em que espera-se que o aluno esteja alfabetizado. O objetivo é compreender como se dá o desenrolar da literatura infantil nos aspectos de tempo e lugar no currículo com o olhar voltado à literatura enquanto prática social e formação humana do aluno. De abordagem qualitativa – Bogdan e Biklen (1994) – essa pesquisa norteia-se pelo estudo bibliográfico e análise documental. Ainda em termos metodológicos, utiliza-se de entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados de fontes orais. Como recurso do estudo bibliográfico, utiliza o levantamento de pesquisas – teses e dissertações – correlacionadas a temática por meio das plataformas digitais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Com o intento de compreender melhor o currículo escolar que temos hoje, traçou-se um caminho histórico-bibliográfico da trajetória curricular, com base em teóricos do campo do currículo – Goodson (1995), Moreira (2012), Silva (2015), – para demostrar que ao longo da história o entendimento do que seja currículo tem variado de acordo com diferentes teorias. A considerar pelas diferenças teóricas, desde sua gênese o currículo tem sido uma arena de disputas, em benefício de “alguns” e detrimento de “outros”. Nesse viés de espaços disputados no currículo escolar, utilizamos o método analítico do ciclo de políticas – Ball (2011), Mainardes (2006), Oliveira (2006) – para discutir a elaboração do currículo, considerando as políticas educacionais de currículo vigentes para o Ensino Fundamental. Sendo o ciclo de políticas constituído por cinco contextos, nos atemos aos três primeiros contextos: contexto de influência, contexto da produção de texto, contexto da prática, considerando-os mais pertinentes a esta pesquisa. Com o olhar na literatura enquanto objeto humanizador, utilizamos Lajolo (1984), Freire (1989), Cândido (1999), Compagnon (2009), Santos (2017), Mortatti (2001, 2014, 2018). Protagonizaram a coleta e a análise de dados desta pesquisa, duas escolas da rede pública municipal de Vilhena-RO e doze professores/as distribuídos/as em: 7 professores/as em sala de aula (turmas de 5 º ano), 2 gestoras escolares, 2 coordenadoras pedagógicas, 1 professora responsável pela biblioteca escolar. Identificamos que para além de uma demarcação literária no currículo prescritivo as escolas pesquisadas dedicam tempo e lugar para literatura no ambiente escolar. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study analyzes the time and place for literature, especially children’s literature, in the Elementary School curriculum, in its initial years - with delimitation in 5th grade classes of public schools in the city of Vilhena-RO, northern region of the country. The delimitation of the research with teachers who work in 5th grade classes is motivated by our teaching practice in the same year of teaching, as well as being the fifth stage of the initial years of Elementary School, where it is expected that the student is literate. The objective is understanding how children's literature unfolds in the aspects of time and place in the curriculum with a view to literature as a social practice and human training of the student. Of qualitative approach - Bogdan and Biklen (1994) - this research is guided by the bibliographic study and documentary analysis. In methodological terms, semi-structured interviews are used as an instrument for collecting data from oral sources. As a resource of bibliographic study, it uses researches - theses and dissertations - correlated to the thematic through the digital platforms of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (Capes) and Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). In order to better understand the school curriculum that we have today, a historical-bibliographic path of the curricular trajectory has been traced, based on curriculum theorists - Goodson (1995), Moreira (2012), Silva (2015) - to demonstrate that throughout history the understanding of what is a curriculum has varied according to different theories. Considered by theoretical differences, since its genesis curriculum has been an arena of disputes, for the benefit of "some" and detriment of "others." In this bias of spaces disputed in the school curriculum, we use the analytical method of the policy cycle - Ball (2011), Mainardes (2006), Oliveira (2006) - to discuss the curriculum formulation, considering the current curricular education policies for Elementary School. Since the policy cycle consists of five contexts, let us focus on the first three ones: context of influence, context of text production, context of practice, considering them more pertinent to this research. With regard to literature as a humanizing object, we use Lajolo (1984), Freire (1989), Cândido (1999), Compagnon (2009), Santos (2017), Mortatti (2001, 2014, 2018). The data collection and analysis of this research were carried out by two schools of the municipal public network of Vilhena-RO and twelve teachers distributed in: 7 teachers in the classroom (5th grade classes), 2 school administrators, 2 pedagogical coordinators, 1 teacher responsible for the school library. We have identified that, in addition to a literary demarcation in the prescriptive curriculum, the schools surveyed dedicate time and place to literature in the school environment. |
Palavra-chave: | Currículo Literatura infantil Formação humana Ciclo de políticas |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Curriculum Children's literature Human formation Policy cycle |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | COSTA, Adriana Silva da. A literatura infantil no currículo dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas municipais de Vilhena - RO. 2018. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2404 |
Data defesa documento: | 14-Dec-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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