Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2409
Tipo documento: Dissertação
Título: Produção de vídeo : uma proposta investigativa para o ensino de biologia
Autor(es): Prates, Edgar da Silva
Orientador(a): Oliveira, Márcia Teixeira de
Membro da Banca: Oliveira, Márcia Teixeira de
Membro da Banca: Hardoim, Edna Lopes
Membro da Banca: Pacheco, Zaryf Araji Dahroug
Membro da Banca: Miyazaki, Rosina Djunko
Resumo : Este trabalho segue a linha de raciocínio na qual as tecnologias funcionam como uma ferramenta eficaz no processo de aprendizagem dos alunos. Esta pesquisa teve como objetivo geral orientar a produção de vídeos como recurso didático e estratégia motivacional pedagógica nas aulas de Biologia, a partir de conteúdos relacionados aos mosquitos do gênero Aedes, em colaboração com os alunos do segundo ano do Ensino Médio regular da Escola Estadual Joaquim Nunes Rocha, situada no município de Rondonópolis – MT e disponibilizá-los na plataforma digital YouTube. Para isso, a base metodológica que deu suporte à pesquisa fundamentou-se no campo das pesquisas qualitativas e quantitativas. O modelo metodológico seguiu um planejamento de atividades sobre o tema proposto, implementando-as de modo a alcançar os objetivos específicos descritos. Através do ensino por investigação, foi possível concluir que o Microsoft Power Point se mostrou uma ferramenta tecnológica eficaz para a produção de vídeos, motivando os alunos a serem protagonistas na construção do seu conhecimento para temas nas aulas de Biologia, estendendo a aprendizagem para além do ambiente escolar.
Resumo em lingua estrangeira: This project is based on the idea that technologies work as an effective toll in the students learning process. The objective of the research was to guide the production of videos as a didactic resource and motivational pedagogical strategy in biology classes, based on content related to mosquitoes of the genus Aedes, in collaboration with high school students at Joaquim Nunes Rocha State School, located in Rondonópolis - MT, and make these videos available on the YouTube digital platform. Therefore, a methodological basis was used in the qualitative and quantitative research. The methodological model followed an activity plan on the proposed theme, and the activities were implemented to achieve the specific objectives. Teaching using investigation approach, was possible to conclude that Microsoft Power Point proved to be an effective technological tool for the videos productions, and motivated students to be protagonists in the construction of biology topics and extending learning beyond the school environment.
Palavra-chave: Aedes spp.
TIC
Abordagem investigativa
Palavra-chave em lingua estrangeira: Aedes spp.
TIC
Investigative approach
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Biociências (IB)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO
Referência: PRATES, Edgar da Silva. Produção de vídeo: uma proposta investigativa para o ensino de biologia. 2020. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2409
Data defesa documento: 27-Nov-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IB – PROFBIO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Edgar da Silva Prates.pdf2.31 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2020_Edgar da Silva Prates - Prod. Educacional.pdf1.77 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.