Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2479
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Erasmo Braz dos-
dc.date.accessioned2021-05-10T14:55:49Z-
dc.date.available2016-05-02-
dc.date.available2021-05-10T14:55:49Z-
dc.date.issued2016-04-25-
dc.identifier.citationSANTOS, Erasmo Braz dos. Construção e validação de um instrumento de apoio escolar e parental na formação esportiva do adolescente. 2016. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2479-
dc.description.abstractThe purpose of this study was to construct and validate a survey to ascertain the school and family’s contribution in adolescents sports formation (CEFFEA). The participants were 295 adolescents aged 12 to 17 years, who practice in team and individual sports. It was carried out the following steps to validate the instrument: theoretical validation, which was the instrument of the construction and the pilot questionnaire implementation; and analytical empirical validation, which consisted of the questionnaire application, verification of the reliability, verification of suitability, application of the exploratory factor analysis and modeling end of the questionnaire. The reliability analysis, suitability and factorial exploratory performed to identify evidence of construct validity of the questionnaire showed acceptable adjustments and results that met the literature recommendations. The final model of the questionnaire items covered 21 of the 39 analyzed earlier and were divided into two dimensions: School with nine items divided into so-called factors of (1) sports development (items 1, 2, 3, 5 and 6) and (2) school performance (items 7, 8, 11 and 12); and Family with 12 items divided into so-called factors of (1) financial aspects (items 1, 2 and 3), (2) motivational aspects (items 11, 12 and 13), (3) Sports Interaction (7, 8 and 9) and (4) Sports tracking (items 16, 19 and 21). The questionnaire was called the School and Family Contribution in Training Sports Teenagers (CEFFEA). It is concluded that the questionnaire showed satisfactory levels of reliability and internal consistency with evidence of construct validity for checking of the support that the school and the family are concentrating on sporting formation of adolescents it can be applied in a school environment.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2020-11-19T01:15:47Z No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Erasmo Braz dos Santos.pdf: 3314849 bytes, checksum: fccbdfc00058fee526875cf8d5af910c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-05-10T14:55:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Erasmo Braz dos Santos.pdf: 3314849 bytes, checksum: fccbdfc00058fee526875cf8d5af910c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-10T14:55:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Erasmo Braz dos Santos.pdf: 3314849 bytes, checksum: fccbdfc00058fee526875cf8d5af910c (MD5) Previous issue date: 2016-04-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConstrução e validação de um instrumento de apoio escolar e parental na formação esportiva do adolescentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordValidaçãopt_BR
dc.subject.keywordFormação esportivapt_BR
dc.subject.keywordAdolescentept_BR
dc.subject.keywordApoio escolarpt_BR
dc.subject.keywordApoio parentalpt_BR
dc.contributor.advisor1Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula-
dc.contributor.advisor-co1Aburachid, Layla Maria Campos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8307738208768434pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9328119559405542pt_BR
dc.contributor.referee1Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9328119559405542pt_BR
dc.contributor.referee2Aburachid, Layla Maria Campos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8307738208768434pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5288686723502086pt_BR
dc.description.resumoObjetivou-se construir e validar um questionário para verificar a contribuição da escola e da família na formação esportiva do adolescente. Participaram da pesquisa 295 adolescentes de 12 a 17 anos, praticantes de esportes coletivos e individuais. Foram realizadas as seguintes etapas para validação do instrumento: validação teórica, que consistiu na construção do instrumento e na aplicação do questionário piloto; e validação empírico analítica, que consistiu na aplicação do questionário, verificação da confiabilidade, verificação da adequabilidade, aplicação da análise fatorial exploratória e na modelagem final do questionário. As análises de confiabilidade, adequabilidade e fatorial exploratória realizadas para identificar evidências de validade de construto do questionário apresentaram ajustes aceitáveis e resultados que atenderam as recomendações da literatura. O modelo final do questionário abarcou 21 itens dos 39 anteriores analisados e foram distribuídos em duas dimensões: Escola com nove itens divididos em fatores denominados de (1) desenvolvimento esportivo (itens 1, 2, 3, 5 e 6) e (2) desempenho escolar com (itens 7, 8, 11 e 12); e Família com 12 itens divididos em fatores denominados de (1) aspectos financeiros (itens 1, 2 e 3), (2) aspectos motivacionais (itens 11, 12 e 13), (3) interação esportiva (7, 8 e 9) e (4) acompanhamento esportivo (itens 16, 19 e 21). O questionário foi denominado de Contribuição da Escola e da Família na Formação Esportiva de Adolescentes (CEFFEA). Conclui-se que o questionário apresentou níveis satisfatórios de fidedignidade e consistência interna com evidências de validade de construto para verificação do apoio que a escola e família concentram na formação esportiva do adolescente podendo ser aplicado em ambiente escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Validationpt_BR
dc.subject.keyword2Sporting formationpt_BR
dc.subject.keyword2Adolescentpt_BR
dc.subject.keyword2School supportpt_BR
dc.subject.keyword2Parental supportpt_BR
dc.contributor.referee3Ravagnani, Christianne de Faria Coelho-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4505610148891729pt_BR
dc.contributor.referee4Fett, Carlos Alexandre-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1802404946212461pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – FEF – PPGEF – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Erasmo Braz dos Santos.pdf3.24 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.