Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2479
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Construção e validação de um instrumento de apoio escolar e parental na formação esportiva do adolescente |
Autor(es): | Santos, Erasmo Braz dos |
Orientador(a): | Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula |
Coorientador: | Aburachid, Layla Maria Campos |
Membro da Banca: | Ravagnani, Fabricio Cesar de Paula |
Membro da Banca: | Aburachid, Layla Maria Campos |
Membro da Banca: | Ravagnani, Christianne de Faria Coelho |
Membro da Banca: | Fett, Carlos Alexandre |
Resumo : | Objetivou-se construir e validar um questionário para verificar a contribuição da escola e da família na formação esportiva do adolescente. Participaram da pesquisa 295 adolescentes de 12 a 17 anos, praticantes de esportes coletivos e individuais. Foram realizadas as seguintes etapas para validação do instrumento: validação teórica, que consistiu na construção do instrumento e na aplicação do questionário piloto; e validação empírico analítica, que consistiu na aplicação do questionário, verificação da confiabilidade, verificação da adequabilidade, aplicação da análise fatorial exploratória e na modelagem final do questionário. As análises de confiabilidade, adequabilidade e fatorial exploratória realizadas para identificar evidências de validade de construto do questionário apresentaram ajustes aceitáveis e resultados que atenderam as recomendações da literatura. O modelo final do questionário abarcou 21 itens dos 39 anteriores analisados e foram distribuídos em duas dimensões: Escola com nove itens divididos em fatores denominados de (1) desenvolvimento esportivo (itens 1, 2, 3, 5 e 6) e (2) desempenho escolar com (itens 7, 8, 11 e 12); e Família com 12 itens divididos em fatores denominados de (1) aspectos financeiros (itens 1, 2 e 3), (2) aspectos motivacionais (itens 11, 12 e 13), (3) interação esportiva (7, 8 e 9) e (4) acompanhamento esportivo (itens 16, 19 e 21). O questionário foi denominado de Contribuição da Escola e da Família na Formação Esportiva de Adolescentes (CEFFEA). Conclui-se que o questionário apresentou níveis satisfatórios de fidedignidade e consistência interna com evidências de validade de construto para verificação do apoio que a escola e família concentram na formação esportiva do adolescente podendo ser aplicado em ambiente escolar. |
Resumo em lingua estrangeira: | The purpose of this study was to construct and validate a survey to ascertain the school and family’s contribution in adolescents sports formation (CEFFEA). The participants were 295 adolescents aged 12 to 17 years, who practice in team and individual sports. It was carried out the following steps to validate the instrument: theoretical validation, which was the instrument of the construction and the pilot questionnaire implementation; and analytical empirical validation, which consisted of the questionnaire application, verification of the reliability, verification of suitability, application of the exploratory factor analysis and modeling end of the questionnaire. The reliability analysis, suitability and factorial exploratory performed to identify evidence of construct validity of the questionnaire showed acceptable adjustments and results that met the literature recommendations. The final model of the questionnaire items covered 21 of the 39 analyzed earlier and were divided into two dimensions: School with nine items divided into so-called factors of (1) sports development (items 1, 2, 3, 5 and 6) and (2) school performance (items 7, 8, 11 and 12); and Family with 12 items divided into so-called factors of (1) financial aspects (items 1, 2 and 3), (2) motivational aspects (items 11, 12 and 13), (3) Sports Interaction (7, 8 and 9) and (4) Sports tracking (items 16, 19 and 21). The questionnaire was called the School and Family Contribution in Training Sports Teenagers (CEFFEA). It is concluded that the questionnaire showed satisfactory levels of reliability and internal consistency with evidence of construct validity for checking of the support that the school and the family are concentrating on sporting formation of adolescents it can be applied in a school environment. |
Palavra-chave: | Validação Formação esportiva Adolescente Apoio escolar Apoio parental |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Validation Sporting formation Adolescent School support Parental support |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Educação Física (FEF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Física |
Referência: | SANTOS, Erasmo Braz dos. Construção e validação de um instrumento de apoio escolar e parental na formação esportiva do adolescente. 2016. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Educação Física, Cuiabá, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2479 |
Data defesa documento: | 25-Apr-2016 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – FEF – PPGEF – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2016_Erasmo Braz dos Santos.pdf | 3.24 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.