Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/250
Tipo documento: Dissertação
Título: Cidade e experiência urbana na comédia As Fias de Mamãe
Autor(es): Conceição, Joilson Francisco da
Orientador(a): Gushiken, Yuji
Membro da Banca: Gushiken, Yuji
Membro da Banca: Azevedo, Maria Thereza de Oliveira
Membro da Banca: Albuquerque, Judite Gonçalves de
Resumo : A peça As fias de mamãe (1998) coloca em cena temas sobre a experiência urbana, a partir de dois personagens que sugerem, em suas histórias cotidianas, o que significa, numa cidade como Cuiabá, de passagem de século e de milênio, o viver às margens da economia de mercado e diante da precariedade das políticas públicas. A cidade, como questão, é a base de discussões sobre a peça teatral e o imaginário urbano que a peça evoca. Coube a esta pesquisa pautar a relação entre os personagens, o imaginário de cidade, a busca de sentido do que é viver no Oeste brasileiro, segundo a recriação de uma peça com os desdobramentos, tendo como propósito firmar um campo de reflexão das artes cênicas na cidade de Cuiabá como condição também de desenvolvimento socioeconômico e cultural. Numa abordagem interdisciplinar, a pesquisa e dissertação visam produzir reflexões e diálogos circunstanciais sobre a necessidade de por em cena a crítica da modernidade, ao reconhecer as diferenças, as singularidades e promover o acesso às informações que produz modos de existência e afirmativas ao que se entende por globalização. Reportamo-nos, principalmente, a Giorgio Agamben para pensar e ler a cidade contemporânea pela peça As fias de mamãe e ter o teatro como modalidade de crítica da cultura, na medida em que, politicamente, se expõe as ranhuras da vida local no contato com o processo civilizatório, percebendo os modos como uma imagem de cidade se produz e reproduz, enquanto experiência urbana na cidade Cuiabá nos anos 90.
Resumo em lingua estrangeira: The play As fias de mamãe (1998) brings to the fore pungent themes so as to broaden the debate on urban experience from the perspective of two characters who suggest, based on their quotidian stories, what it means, in a turn of the millennium city like Cuiabá, to live on the outside of market economy facing the local precariousness of public policy. The city, as subject, is the base for discussion on the play and on the urban imagines that the play evokes. This research has the purpose of grounding the relationship between characters, the city's imagine and the quest for the meaning of life in the Brazilian West, employing the re-creation of a play with developments so as to have as purpose the strengthening of the scenic arts in the city of Cuiabá as a requirement for social, economic and cultural development. In an interdisciplinary approach, this research and dissertation aim to produce analysis and dialogue about the need for staging critical thinking on modernity, by recognizing differences and singularities, and to promote access to information which produces modes of living and self affirmation in the face of globalization. We have referred, mainly, to Giorgio Agamben, for thinking and reading the contemporary city through play As fias de mamãe and for seeing the theatre as a means for cultural criticism, to the degree to which it, politically, exposes the nitty-gritty of local life in contact with the civilizational process, acknowledging the ways in which a city's image is produced and reproduced, as urban experience in Cuiabá in the 90's.
Palavra-chave: Cidade
Teatro
As fias de mamãe
Cuiabá
Palavra-chave em lingua estrangeira: City
Theatre
As fias de mamãe
Cuiabá
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Referência: CONCEIÇÃO, Joilson Francisco da. Cidade e experiência urbana na comédia As Fias de Mamãe. 2014. 148 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/250
Data defesa documento: 15-Dec-2014
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

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