Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2590
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira Junior, Valdir Brito de-
dc.date.accessioned2021-07-07T13:38:53Z-
dc.date.available2016-03-05-
dc.date.available2021-07-07T13:38:53Z-
dc.date.issued2016-02-25-
dc.identifier.citationOLIVEIRA JUNIOR, Valdir Brito de. A moda da carne: relação entre homem e animal e o consumo de carne de marca. 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2590-
dc.description.abstractThe aim of the present study was to understand if there is a carnism hegemony in current society and the relationship between consumers who are favorable and contrary to that specific diet. Firstly, it was performed a theoretical survey about the ethical and environmental consequences of meat production and consumption through a cultural point of view. Thereafter, taking into account the sociology of daily life, it was performed a research in some supermarkets aiming to demonstrate whether the aforementioned hegemony exists or not. Lastly, it was performed a netnography research in order to understand the risks and safety in branded meat consumption and the role of advertising in maintaining this habit.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2021-06-18T01:14:02Z No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Valdir Brito de Oliveira Júnior.pdf: 1861289 bytes, checksum: a9ec89dd2e304078af2946af5b43262c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-07-07T13:38:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Valdir Brito de Oliveira Júnior.pdf: 1861289 bytes, checksum: a9ec89dd2e304078af2946af5b43262c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-07T13:38:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Valdir Brito de Oliveira Júnior.pdf: 1861289 bytes, checksum: a9ec89dd2e304078af2946af5b43262c (MD5) Previous issue date: 2016-02-25en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA moda da carne : relação entre homem e animal e o consumo de carne de marcapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCarnept_BR
dc.subject.keywordCarnismopt_BR
dc.subject.keywordConsumopt_BR
dc.subject.keywordMarcapt_BR
dc.subject.keywordNetnografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Abonizio, Juliana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9668060044309607pt_BR
dc.contributor.referee1Abonizio, Juliana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9668060044309607pt_BR
dc.contributor.referee2Osório, Patrícia Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1401118064814289pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5133960187133651pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo compreender se há uma hegemonia carnista e como se dá a relação entre consumidores favoráveis e contrários a essa dieta. Em um primeiro momento, realizo um levantamento teórico sobre as consequências éticas e ambientais da produção de carne e seu consumo, através de um ponto de vista cultural. Na segunda parte, uma pesquisa nos supermercados, guiada pela sociologia do cotidiano, na busca de imagens que possam comprovar a existência de uma hegemonia, por meio do diálogo das embalagens com seu público-alvo. Por final, uma pesquisa netnográfica, para compreender a relação entre consumo de carne de marca e confiabilidade e risco, e o papel da publicidade na manutenção desse hábito.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Linguagens (IL)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Meatpt_BR
dc.subject.keyword2Carnismpt_BR
dc.subject.keyword2Consumptionpt_BR
dc.subject.keyword2Brandpt_BR
dc.subject.keyword2Netnographypt_BR
dc.contributor.referee3Collaço, Janine Helfst Leicht-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9655194212314066pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Valdir Brito de Oliveira Júnior.pdf1.82 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.