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Tipo documento: Dissertação
Título: A moda da carne : relação entre homem e animal e o consumo de carne de marca
Autor(es): Oliveira Junior, Valdir Brito de
Orientador(a): Abonizio, Juliana
Membro da Banca: Abonizio, Juliana
Membro da Banca: Osório, Patrícia Silva
Membro da Banca: Collaço, Janine Helfst Leicht
Resumo : Esta pesquisa tem como objetivo compreender se há uma hegemonia carnista e como se dá a relação entre consumidores favoráveis e contrários a essa dieta. Em um primeiro momento, realizo um levantamento teórico sobre as consequências éticas e ambientais da produção de carne e seu consumo, através de um ponto de vista cultural. Na segunda parte, uma pesquisa nos supermercados, guiada pela sociologia do cotidiano, na busca de imagens que possam comprovar a existência de uma hegemonia, por meio do diálogo das embalagens com seu público-alvo. Por final, uma pesquisa netnográfica, para compreender a relação entre consumo de carne de marca e confiabilidade e risco, e o papel da publicidade na manutenção desse hábito.
Resumo em lingua estrangeira: The aim of the present study was to understand if there is a carnism hegemony in current society and the relationship between consumers who are favorable and contrary to that specific diet. Firstly, it was performed a theoretical survey about the ethical and environmental consequences of meat production and consumption through a cultural point of view. Thereafter, taking into account the sociology of daily life, it was performed a research in some supermarkets aiming to demonstrate whether the aforementioned hegemony exists or not. Lastly, it was performed a netnography research in order to understand the risks and safety in branded meat consumption and the role of advertising in maintaining this habit.
Palavra-chave: Carne
Carnismo
Consumo
Marca
Netnografia
Palavra-chave em lingua estrangeira: Meat
Carnism
Consumption
Brand
Netnography
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea
Referência: OLIVEIRA JUNIOR, Valdir Brito de. A moda da carne: relação entre homem e animal e o consumo de carne de marca. 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2590
Data defesa documento: 25-Fev-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

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