Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2621
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Representações de agentes socioeducadores/as : um estudo baseado na análise crítica do discurso |
Autor(es): | Lima, Janice Raquel de |
Orientador(a): | Barros, Solange Maria de |
Membro da Banca: | Barros, Solange Maria de |
Membro da Banca: | Barros, Cláudia Graziano Paes de |
Membro da Banca: | Gomes, Maria Carmen Aires |
Resumo : | Nesta pesquisa, por meio da categoria de significado representacional do discurso, proponho a identificação e análise das representações linguístico-discursivas de quatro agentes socioeducadores/as acerca de sua profissão e formação continuada e da ressocialização de adolescentes em vulnerabilidade social. Além disso, analiso a conformidade de tais representações com as diretrizes de atendimento ao adolescente privado de liberdade preconizado pelo Estatuto da Criança e Adolescente ECA (1990) e pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo SINASE (2012). Tais agentes exercem suas funções no Centro Socioeducativo (Complexo Pomeri) de Cuiabá, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado de Mato Grosso (SEJUDH). Também interessa-me compreender o cotidiano em que trabalham os/as agentes socioeducadores/as, sob o ponto de vista histórico, político, social e ideológico. Nesse sentido, procurei dar-lhes voz, por meio de entrevistas semiestruturadas e observações de campo. Esses agentes são responsáveis pela educação social de adolescentes em situação de vulnerabilidade social, que estão sob a guarda judicial. Os adolescentes cumprem medidas socioeducativas de privação de liberdade, conforme preveem o ECA, Lei no 8.069, de 13 de junho de 1990, e o SINASE (2012) A investigação das representações dos/as agentes acerca da profissão; da relevância da formação continuada e da ressocialização de adolescentes privados de liberdade objetiva melhorias nas ações socioeducativas. Conhecer esses/as agentes socioeducadores/as é fundamental para compreender se, de fato, o Complexo Pomeri oferece condições ou não de ressocializar adolescentes em risco social. Trata-se de um estudo fundamentado na metodologia da Análise Crítica do Discurso (ACD) (FAIRCLOUGH, 2001, 2003a), que considera o uso da linguagem uma forma de prática social e não uma atividade meramente individual ou situacional. O método analítico crítico do discurso visa propor mudanças nas relações de poder e opressão presentes nas estruturas sociais. Fundamenta-se, ainda, na filosofia do Realismo Crítico (BHASKAR, 1998), para quem a realidade social é compreendida como a articulação das estruturas sociais e do agir humano. Norteia-se, ainda, esta pesquisa pelos fundamentos teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional, de Halliday (1994), segundo a qual todo e qualquer uso do sistema linguístico é funcional relativamente às necessidades de convivência social. Respaldada na fundamentação teórica mencionada, tenho como objetivos específicos: (1) Identificar e analisar as representações dos/as agentes socioeducadores/as acerca da profissão, da formação continuada e da ressocialização dos adolescentes privados de liberdade, e o modo de sua materialização nos textos; (2) identificar e analisar, por meio da materialidade linguística, se os/as agentes têm alguma formação humanística que possa contribuir, ou não, para uma relação mais harmônica com os adolescentes; (3) se os/as agentes acreditam na ressocialização desses adolescentes. A metodologia de pesquisa é qualitativa. Os resultados das análises esclarecem as especificidades da profissão de agente socioeducador/a e a necessidade de investimentos na formação continuada profissional/humana para esses profissionais. Conhecer seu contexto de 9 trabalho foi fundamental para compreender se o Complexo Pomeri é um local de emancipação, ou opressão, que pode ou não proporcionar a reintegração social de adolescentes privados de liberdade. |
Resumo em lingua estrangeira: | In this research, through the category of representational meaning of the discourse, I propose the identification and analysis of the linguistic-discursive representations of four social-educational agents about their profession and continuing education and social reintegration of adolescents in social vulnerability. Furthermore, I analyze a compliance of such representations with the guidelines of care to the adolescent deprived of freedom recommended by the Child and Adolescent Statute ECA (1990) and by the National System of Social Educational Services (SINASE) (2012). Such agents perform their duties in the Socio Educational Centers (Pomeri Complex) of Cuiabá, linked to the Department of Justice and Human Rights of the State of Mato Grosso (SEJUDH). I am also interested in understanding the work routine of the socio-educational agents, from a historical, political, social and ideological point of view. Thus, I sought to give them voice, through semi-structured interviews and field observations. These agents are responsible for the social education of adolescents in a situation of social vulnerability, who are under legal custody. The adolescents fulfill social-educational measures of deprivation of freedom, as foreseen in ECA, Law No. 8.069, of June 13, 1990, and SINASE (2012.). The investigation of the agents’ representations in relation to their profession; the relevance of the continuing education and social reintegration of adolescents deprived of freedom aims to improve socio-educational actions. Getting to know these agents is fundamental to understand whether, in fact, the Pomeri complex offers conditions or not to reintegrate adolescents in social risk. It is a study based on the methodology of the Critical Discourse Analysis (CDA) (FAIRCLOUGH, 2001, 2003a), which considers the use of language a form of social practice and not a merely individual or situational activity. The critical analytical method of discourse aims at proposing changes in the relations of power and oppression present in the social structures. It is also based on Critical Realism (BHASKAR, 1998), for whom social reality is understood as the articulation of social structures and human action. This research is also guided by the theoretical foundations of the Systemic-Functional Linguistics by Halliday (1994), according to which any and all use of the linguistic system is functional to the needs of social coexistence. Based on the aforementioned theoretical foundation, I have as specific objectives: (1) To identify and analyze the socio-educational agents’ representations in relation to their profession, continuing education and reintegration of the adolescents deprived of freedom, and how this is materialized in the texts; (2) to identify and analyze, through linguistic materiality, whether the agents have some humanistic education that can contribute or not, to a more harmonic relation with the adolescents; (3) whether the agents believe in the reintegration of these adolescents. The research methodology is qualitative. The results of the analyses clarify the specificities of the profession of socio-educational agent and the need and the importance of investments in the human/professional continuing education for these professionals. Getting to know their work context was fundamental to understand if the Pomeri Complex is a place of emancipation, or oppression, which may or may not provide social reintegration of adolescents deprived of freedom. |
Palavra-chave: | Representações Agentes socioeducadores/as Adolescentes em vulnerabilidade social |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Representations Socio-educational agents Adolescents in social vulnerability |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Linguagens (IL) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem |
Referência: | LIMA, Janice Raquel de. Representações de agentes socioeducadores/as: um estudo baseado na análise crítica do discurso. 2016. 139 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2621 |
Data defesa documento: | 16-Sep-2016 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2016_Janice Raquel de Lima.pdf | 1.38 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.