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http://ri.ufmt.br/handle/1/2628
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A formação do sujeito moral na perspectiva kantiana |
Autor(es): | Martins, João Paulo Silva |
Orientador(a): | Theobaldo, Maria Cristina |
Membro da Banca: | Theobaldo, Maria Cristina |
Membro da Banca: | Freire, Roberto de Barros |
Membro da Banca: | Santos, Robinson dos |
Resumo : | O filósofo Immanuel Kant concebe o homem como um ser racional, capaz de desenvolver e aperfeiçoar seu próprio ser. Os outros animais encontram no instinto o seu modo de ser e de como proceder, mas o homem, por ser dotado de razão, precisa formar-se por si mesmo. Desse modo, objetiva-se com este trabalho analisar o processo de formação do homem sob a perspectiva kantiana, considerando as propostas e os métodos que visam o desenvolvimento da humanidade tanto em relação ao indivíduo, quanto em relação à espécie. Para realização deste objetivo tomar-se-á como referência primeira o texto Sobre a Pedagogia, no qual a educação é apresentada como meio de retirar o homem de seu estado de rudeza animal e de conduzi-lo ao aperfeiçoamento máximo de sua natureza racional: a moralidade, enquanto indivíduo; o cosmopolitismo, enquanto espécie. |
Resumo em lingua estrangeira: | The philosopher Immanuel Kant conceives man as a rational human being, capable to develop and improve yourself. Other animals found in the instinct their way of being and how to proceed, but the man, being endowed with reason, must be formed by yourself. Thus, the objective of this study was to analyze the moral formation process of man under the Kantian perspective, considering its proposals and methods aimed at the development of humanity, both in relation to the individual, and in relation to the species. For realization of this objective will be taken as the primary reference text About Education, in which education is presented as a means to remove the man from his state of animal bluntness and lead it to the maximum improvement of his rational nature: morality as an individual; cosmopolitanism as a species. |
Palavra-chave: | Educação Autonomia Moralidade |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Education Autonomy Morality |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Referência: | MARTINS, João Paulo Silva. A formação do sujeito moral na perspectiva kantiana. 2016. 81 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2628 |
Data defesa documento: | 2-Sep-2016 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – ICHS – PPGFil – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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