Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2636
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Sequências didáticas e canteiros de ervas aromáticas : estratégias para aprendizagem significativa de conteúdos botânicos no ensino médio |
Autor(es): | Prado, Edman Weverton do |
Orientador(a): | Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti |
Membro da Banca: | Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti |
Membro da Banca: | Barros, Marcelo Paes de |
Membro da Banca: | Lima, Aguinel Messias de |
Resumo : | A falta de atividades práticas e material didático atrativo representa um dos entraves para o processo de ensino e de aprendizagem de Biologia, gerando o desinteresse dos alunos. Nesse sentido destacamos como opção os Métodos Ativos de Ensino através de Sequências Didáticas desenvolvidas em ambientes alternativos. Um desses ambientes pode ser a horta, pois possibilita a integração entre os alunos e a aprendizagem de conceitos e processos apresentados em sala de aula, tornando-se um laboratório de ensino vivo e ao ar livre. Partindo dessa ideia temos um espaço de aprendizagem, onde podem ser realizadas atividades práticas conectas ao cotidiano dos alunos. Além disso, esse ambiente possibilita o desenvolvimento de conceitos relacionados à Educação Ambiental e valorização de Etnoconhecimentos. O objetivo dessa dissertação foi apresentar, testar e avaliar uma sequência didática para o estudo do Reino Vegetal. Utilizamos uma abordagem qualitativa, por meio da Pesquisa-Ação e optamos por uma coleta de dados mista. A primeira parte da pesquisa investigou demandas de aprendizagem com os professores de Ciências naturais e Biologia e, a partir disso construímos um produto educacional. A segunda parte consistiu na aplicação do material didático produzido, com uma turma de 3º ano do ensino médio regular como grupo focal. Os resultados da primeira parte apontam um desconhecimento de métodos alternativos de ensino e o desinteresse dos alunos como obstáculos para o processo de ensino e de aprendizagem, reforçando a necessidade de produção de material mais atrativo e conectado ao cotidiano dos estudantes. Na segunda parte avaliamos que a utilização do material didático proposto tornou a aula mais dinâmica e interessante, as atitudes e relatos dos alunos foram positivos quanto aos novos métodos apresentados. |
Resumo em lingua estrangeira: | The lack of practical activities and attractive didactic material represents an obstacle to the teaching-learning process, generating students' lack of interest. In this sense we highlight as an option the Active Methods of Teaching through teaching learning sequence developed in alternative environments. One of these environments can be the garden, because it allows the integration between students and the visualization of concepts and processes presented in the classroom, becoming an outdoor laboratory. We start from the idea that the vegetable garden has the potential as a living laboratory, where practical activities can be carried out connected to the daily life of the students. In addition, this environment enables the development of concepts related to Environmental Education and enhancement of Ethno-cognitions. Our objective was to present, test and evaluate a didactic sequence for the study of the Plant Kingdom. We use a qualitative approach, through Research-Action and we opted for a mixed data collection, following a built-in methodological design. The first part of the research investigated learning demands with science and biology teachers and from there we built an educational product. The second part consisted of the application of the didactic material produced, with a 3rd grade high school class as a focus group. The results of the first part point to a lack of knowledge of alternative teaching methods and to students 'lack of interest as the main obstacle to the teaching-learning process, reinforcing the need to produce more attractive materials and connected to students' daily lives. In the second part, we could see that the use of the proposed didactic material made the class more dynamic and interesting, the students' attitudes and reports were positive regarding the new methods presented. |
Palavra-chave: | Horta escolar Ensino ativo Ensino de botânica |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | School vegetable garden Teaching learning sequence Active teaching Teaching Botany |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais |
Referência: | PRADO, Edman Weverton do. Sequências didáticas e canteiros de ervas aromáticas: estratégias para aprendizagem significativa de conteúdos botânicos no ensino médio. 2018. 79 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2636 |
Data defesa documento: | 7-Mai-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2018_Edman Weverton do Prado.pdf | 2.81 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.