Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2640
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrança, Domingos Pinto de-
dc.date.accessioned2021-07-22T21:46:13Z-
dc.date.available2018-05-10-
dc.date.available2021-07-22T21:46:13Z-
dc.date.issued2018-03-29-
dc.identifier.citationFRANÇA, Domingos Pinto de. Um olhar bakhtiniano sobre a produção escrita de estudantes do ensino médio: processos argumentativos. 2018. 220 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2640-
dc.description.abstractThis dissertation aims to reflect on the difficulties of high school students in arguing in their texts, in both cases oral and written. And a propose of work with a focus on writing from the approach of genres in the Bakhtinian perspective. Initially, our proposal was to investigate how the production of texts occurs in a public school in Cuiabá-MT, where the teacher's planning used the argument as a subject that triggered the textual productions during class. The subjects of our research were followed in the first and second years of high school, as well as in specific moments during the learning of the theory of genres with the teachers involved. The theoretical basis of the research is anchored in authors who work specifically with the argumentation as Perelman and Tyteca (2005). We also have contributions from the studies of Fiorin (2016), Pistori (2010), Mosca (2006), Antunes (2003) and Oliveira (2009) among others, seeking answers to the following questions: a) Can students become protagonists, gaining authorship by producing their texts in a pedagogical practice based on argumentative processes based on the Bakhtinian proposals? b) After the learning process, over a year, did the students improve their textual productions using the argument? In the description of the data, we elaborated the answers to these questions. We did the analysis of the texts produced by the students during the period of data collection and we confront the theories presented here in order to investigate them. From the analysis we could note that the results, although not very promising, showed that students improve their textual productions. We also note that a more effective work is needed in the teaching of textual argumentation since the initial grades.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Souza (simonecgsouza@hotmail.com) on 2021-07-15T14:32:28Z No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Domingos Pinto de França.pdf: 19376819 bytes, checksum: c7df988b45bdfd665a4dfbe2fe12aba8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2021-07-22T21:46:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Domingos Pinto de França.pdf: 19376819 bytes, checksum: c7df988b45bdfd665a4dfbe2fe12aba8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-22T21:46:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Domingos Pinto de França.pdf: 19376819 bytes, checksum: c7df988b45bdfd665a4dfbe2fe12aba8 (MD5) Previous issue date: 2018-03-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUm olhar bakhtiniano sobre a produção escrita de estudantes do ensino médio : processos argumentativospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordArgumentaçãopt_BR
dc.subject.keywordProdução textualpt_BR
dc.subject.keywordTeoria de gênerospt_BR
dc.subject.keywordAnálise de dadospt_BR
dc.contributor.advisor1Padilha, Simone de Jesus-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3020979926140822pt_BR
dc.contributor.referee1Padilha, Simone de Jesus-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3020979926140822pt_BR
dc.contributor.referee2Santana, Aurea Cavalcante-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3297258962839120pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2384687834316793pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo refletir sobre as dificuldades dos estudantes do Ensino Médio em argumentar em seus textos, tanto orais quanto escritos. E propõe um trabalho com foco na escrita a partir da abordagem de gêneros na perspectiva bakhtiniana. Inicialmente, a nossa proposta consistiu em investigar como acontece a produção de textos em uma escola pública de Cuiabá-MT, em que o planejamento do professor utilizou a argumentação como assunto que desencadeou as produções textuais durante as aulas. Os sujeitos de nossa pesquisa foram acompanhados nos primeiros e nos segundos anos do Ensino Médio, bem como em momentos pontuais durante o aprendizado da teoria de gêneros com as professoras envolvidas. A fundamentação teórica da pesquisa está ancorada em autores que trabalham, especificamente, com a argumentação como Perelman e Tyteca (2005). Contamos ainda com as contribuições dos estudos de Fiorin (2016), Pistori (2010), Mosca (2016), Antunes (2003), entre outros, buscando respostas às seguintes indagações: a) Os alunos conseguem se tornar protagonistas, conquistando a autoria, ao produzir seus textos numa prática pedagógica baseada nos processos argumentativos a partir das propostas bakhtinianas? b) Após o processo de aprendizagem, ao longo de um ano, os estudantes melhoraram suas produções textuais se valendo da argumentação? Na descrição dos dados, elaboramos as respostas para essas questões. Fizemos a análise dos textos produzidos pelos estudantes durante o período da coleta dos dados e confrontamos com as teorias aqui apresentadas a fim de investigá-los. A partir da análise, pudemos notar que os resultados, apesar de pouco promissores, mostraram que os estudantes melhoram suas produções textuais. Notamos ainda que é necessário um trabalho mais efetivo no ensino da argumentação textual desde as séries inicias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Linguagens (IL)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Argumentationpt_BR
dc.subject.keyword2Textual productionpt_BR
dc.subject.keyword2Gender theorypt_BR
dc.subject.keyword2Data analysispt_BR
dc.contributor.referee3Patatas, Luisa do Amparo Carvalho-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8667934502928256pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Domingos Pinto de França.pdf18.92 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.