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http://ri.ufmt.br/handle/1/2640
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Um olhar bakhtiniano sobre a produção escrita de estudantes do ensino médio : processos argumentativos |
Autor(es): | França, Domingos Pinto de |
Orientador(a): | Padilha, Simone de Jesus |
Membro da Banca: | Padilha, Simone de Jesus |
Membro da Banca: | Santana, Aurea Cavalcante |
Membro da Banca: | Patatas, Luisa do Amparo Carvalho |
Resumo : | Esta dissertação tem como objetivo refletir sobre as dificuldades dos estudantes do Ensino Médio em argumentar em seus textos, tanto orais quanto escritos. E propõe um trabalho com foco na escrita a partir da abordagem de gêneros na perspectiva bakhtiniana. Inicialmente, a nossa proposta consistiu em investigar como acontece a produção de textos em uma escola pública de Cuiabá-MT, em que o planejamento do professor utilizou a argumentação como assunto que desencadeou as produções textuais durante as aulas. Os sujeitos de nossa pesquisa foram acompanhados nos primeiros e nos segundos anos do Ensino Médio, bem como em momentos pontuais durante o aprendizado da teoria de gêneros com as professoras envolvidas. A fundamentação teórica da pesquisa está ancorada em autores que trabalham, especificamente, com a argumentação como Perelman e Tyteca (2005). Contamos ainda com as contribuições dos estudos de Fiorin (2016), Pistori (2010), Mosca (2016), Antunes (2003), entre outros, buscando respostas às seguintes indagações: a) Os alunos conseguem se tornar protagonistas, conquistando a autoria, ao produzir seus textos numa prática pedagógica baseada nos processos argumentativos a partir das propostas bakhtinianas? b) Após o processo de aprendizagem, ao longo de um ano, os estudantes melhoraram suas produções textuais se valendo da argumentação? Na descrição dos dados, elaboramos as respostas para essas questões. Fizemos a análise dos textos produzidos pelos estudantes durante o período da coleta dos dados e confrontamos com as teorias aqui apresentadas a fim de investigá-los. A partir da análise, pudemos notar que os resultados, apesar de pouco promissores, mostraram que os estudantes melhoram suas produções textuais. Notamos ainda que é necessário um trabalho mais efetivo no ensino da argumentação textual desde as séries inicias. |
Resumo em lingua estrangeira: | This dissertation aims to reflect on the difficulties of high school students in arguing in their texts, in both cases oral and written. And a propose of work with a focus on writing from the approach of genres in the Bakhtinian perspective. Initially, our proposal was to investigate how the production of texts occurs in a public school in Cuiabá-MT, where the teacher's planning used the argument as a subject that triggered the textual productions during class. The subjects of our research were followed in the first and second years of high school, as well as in specific moments during the learning of the theory of genres with the teachers involved. The theoretical basis of the research is anchored in authors who work specifically with the argumentation as Perelman and Tyteca (2005). We also have contributions from the studies of Fiorin (2016), Pistori (2010), Mosca (2006), Antunes (2003) and Oliveira (2009) among others, seeking answers to the following questions: a) Can students become protagonists, gaining authorship by producing their texts in a pedagogical practice based on argumentative processes based on the Bakhtinian proposals? b) After the learning process, over a year, did the students improve their textual productions using the argument? In the description of the data, we elaborated the answers to these questions. We did the analysis of the texts produced by the students during the period of data collection and we confront the theories presented here in order to investigate them. From the analysis we could note that the results, although not very promising, showed that students improve their textual productions. We also note that a more effective work is needed in the teaching of textual argumentation since the initial grades. |
Palavra-chave: | Argumentação Produção textual Teoria de gêneros Análise de dados |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Argumentation Textual production Gender theory Data analysis |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Linguagens (IL) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem |
Referência: | FRANÇA, Domingos Pinto de. Um olhar bakhtiniano sobre a produção escrita de estudantes do ensino médio: processos argumentativos. 2018. 220 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2640 |
Data defesa documento: | 29-Mar-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado |
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