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Tipo documento: Dissertação
Título: Internacionalização do ensino superior : o movimento na licenciatura em Química da Universidade Federal de Mato Grosso
Autor(es): Paula, Poliana Conceição Rocha de
Orientador(a): Mello, Irene Cristina de
Membro da Banca: Mello, Irene Cristina de
Membro da Banca: Wielewski, Gladys Denise
Membro da Banca: Akkari, Abdeljalil
Resumo : O movimento de internacionalização nas instituições de ensino superior cresceu em dimensão, finalidade e complexidade, reflexos de um mundo com universidades cada vez mais globalizadas e internacionalizadas. Com esse avanço da internacionalização, surgem desafios e oportunidades para as instituições de ensino superior, sobretudo as públicas, que apontam necessidades de busca de métodos que favoreçam a expansão de suas fronteiras buscando parcerias e acordos com instituições internacionais, objetivando fortalecimento das ações de ensino, pesquisa e extensão. No intuito de ampliar os estudos sobre o movimento de internacionalização do ensino superior nos cursos de Licenciaturas, este trabalho tem como foco principal investigar o movimento de internacionalização na Licenciatura em Química da Universidade Federal de Mato Grosso. É uma pesquisa qualitativa direcionada ao estudo de caso. Foram utilizadas múltiplas fontes de dados para montar o caso em profundidade. Foram analisadas informações pertinentes a documentos, entrevistas e registros de arquivo, que permitiu compreender aspectos relativos à dinâmica das ações de internacionalização nas licenciaturas e como ocorre esse movimento. Embora já inserido em um contexto de cooperação internacional desde seus primeiros anos, e principalmente na estruturação dos seus primeiros laboratórios, os dados mostraram que atualmente é muito incipiente a participação do curso de Licenciatura em Química, campus Cuiabá, no movimento de internacionalização da Universidade Federal de Mato Grosso, principalmente no âmbito do ensino.
Resumo em lingua estrangeira: The internationalization movement in higher education institutions has grown in size, purpose and complexity, reflecting a world with increasingly globalized and internationalized universities. With this advance of internationalization, challenges and opportunities for higher education institutions, especially the public ones, emerge, which point to the need to search for methods that favor the expansion of their borders, seeking partnerships and agreements with international institutions, aiming at strengthening actions of teaching, research and extension. In order to expand the studies on the internationalization movement of higher education in undergraduate courses, this work has as main focus to investigate the internationalization movement in the Licentiate Degree in Chemistry at the Federal University of Mato Grosso. It is a qualitative research directed to the case study. Multiple data sources were used to build the case in depth. Information pertinent to documents, interviews and archival records were analyzed, which allowed us to understand aspects related to the dynamics of internationalization actions in undergraduate courses and how this movement occurs. Although already inserted in a context of international cooperation since its early years, and especially in the structuring of its first laboratories, the data showed that the participation of the Chemistry Degree course, Cuiabá‟s campus, is very incipient in the internationalization movement of the Federal University Mato Grosso, mainly in the field of education.
Palavra-chave: Educação superior
Internacionalização das licenciaturas
Palavra-chave em lingua estrangeira: Higher education
Internacionalization of degrees
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: PAULA, Poliana Conceição Rocha de. Internacionalização do ensino superior: o movimento na licenciatura em Química da Universidade Federal de Mato Grosso. 2020. 220 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2644
Data defesa documento: 18-Dec-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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