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http://ri.ufmt.br/handle/1/2652
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Educação ambiental na educação básica uma alternativa possível por meio da inserção de aula de campo |
Autor(es): | Assis, Ana Flávia Silva de |
Orientador(a): | Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti |
Membro da Banca: | Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti |
Membro da Banca: | Ferreira, Maria Saleti Ferraz Dias |
Membro da Banca: | Ávila, Gabriela Rocha Priante Teles de |
Resumo : | Áreas verdes podem ser utilizadas como espaços não formais de aprendizagem, que contemple o desenvolvimento de Concepções e sentimentos, sem deixar de lado os conceitos basilares do currículo. A dissertação é de abordagem qualitativa, na perspectiva da pesquisa ação. A presente pesquisa se deu através da realização de uma aula de campo, no Bosque Municipal Izabel Dias Goulart, com estudantes do Ensino Médio de uma Escola Estadual em Tempo Integral no Município de Rondonópolis, MT. O objetivo geral da pesquisa é identificar as Concepções de ambiente desenvolvidas, em uma aula de campo e tem como objetivos específicos evidenciar os sentimentos que são desencadeados a partir de uma vivência, em ambiente de área verde remanescente, avaliar a aula de campo como estratégia para o desenvolvimento da Educação Ambiental no currículo escolar e demonstrar que a aula de campo pode contribuir no processo de apreender dos estudantes. O percurso metodológico se deu através de visita prévia da pesquisadora ao local de estudo, elaboração dos instrumentos de coleta e roteiro de campo, aplicação do questionário pré-aula de campo, aplicação do roteiro para roda de conversa, vivência no campo com experimentação do roteiro de campo, aplicação do questionário pós-aula de campo e construção do produto educacional. Os resultados apontam que 50% dos estudantes participantes da pesquisa entendem a aula de campo como atividade desenvolvida fora da sala de aula, podendo ser no pátio da escola. Os dados da roda de conversa evidenciam a Concepção de Natureza e Lugar em que se vive como os mais frequentes. Através dos relatos dos estudantes durante a aula de campo, registrado no caderno de campo, foi possível perceber as mudanças de Concepções que foram corroboradas com a análise dos dados do questionário pós-aula de campo, revelando maior frequência e ampliação nas Concepções de Natureza, Problema, Lugar em que se vive, Recurso, Biosfera, Projeto Comunitário e Sistema, respectivamente. Pode-se concluir que durante a aula de campo, fluíram sentimentos de amizade, solidariedade, partilha e respeito, que desencadearam no aprendizado de conceitos científicos através da vivência em ambiente natural. Propõe-se dar continuidade a pesquisas com esse teor, para que os dados sejam construídos na vivência coletiva, proporcionando aprendizado significativo. |
Resumo em lingua estrangeira: | Green areas can be used as non-formal learning spaces that contemplate the development of conceptions and feelings, without leaving aside the basic concepts of the curriculum. The dissertation is of qualitative approach, from the perspective of action research. The present research was accomplished through the realization of a field class in the Municipal Forest Izabel Dias Goulart with high school students of a State School in Integral Time in the municipality of Rondonópolis, MT. The general objective of the research is to identify the Conceptions of environment developed in a field lesson and has as specific objectives to highlight the feelings that are triggered from an experience in a green area environment, to evaluate the field class as a strategy for development of environmental education in the school curriculum and demonstrate that the field class can contribute to the process of apprehending students. The methodological course was based on a previous visit of the researcher to the place of study, preparation of the collection instruments and field script, application of the field pre-questionnaire, application of the script for conversation, experience in the field with experimentation of the script field application, post-field questionnaire application and educational product construction. The results indicate that 50% of the students understand the field class as activities developed outside the classroom, and can be in the schoolyard. The data of the conversation wheel evidences the Conception of Nature and Place in which one lives like the most frequent ones. Through the students' reports during the field class, recorded in the field notebook, it was possible to perceive the changes of Conceptions that were corroborated with the analysis of the data of the questionnaire after the field class, revealing a higher frequency and expansion in the Conceptions of Nature, Problem, Place in which to live, Resource, Biosphere, Community Project and System, respectively. It is possible to conclude that during the field lesson, feelings of friendship, solidarity, sharing and respect flowed, which triggered the learning of scientific concepts through living in a natural environment. It is proposed to continue research with this content, so that the data are constructed in the collective experience, providing significant learning. |
Palavra-chave: | Educação ambiental Educação básica Aula de campo |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Environmental eucation Basic education Field classroom |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais |
Referência: | ASSIS, Ana Flávia Silva de. Educação ambiental na educação básica uma alternativa possível por meio da inserção de aula de campo. 2018. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2652 |
Data defesa documento: | 16-Ago-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
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