Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2672
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Juliano Xavier da Silva-
dc.date.accessioned2021-07-30T13:46:05Z-
dc.date.available2016-12-12-
dc.date.available2021-07-30T13:46:05Z-
dc.date.issued2016-12-12-
dc.identifier.citationCOSTA, Juliano Xavier da Silva. Educação em Aristóteles. 2016. 82 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2672-
dc.description.abstractThe purpose of this study is to investigate the educational proposal of Aristotle and its purpose from the Nicomachean Ethics and Politics works. Supported in the first work, we find the principles for the formation of character. In Politics we find the structure of the Aristotelian educational process. We understand that Aristotle's educational conceptions are directly linked to the action of the legislator and intrinsically related to ethics and politics in order to promote the means to achieve excellence and thus make the city eudaimonic.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2021-02-12T04:18:45Z No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Juliano Xavier da Silva Costa.pdf: 555005 bytes, checksum: 07cd7d1c15b1195adf2cd10b8636c101 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-07-30T13:46:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Juliano Xavier da Silva Costa.pdf: 555005 bytes, checksum: 07cd7d1c15b1195adf2cd10b8636c101 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-30T13:46:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Juliano Xavier da Silva Costa.pdf: 555005 bytes, checksum: 07cd7d1c15b1195adf2cd10b8636c101 (MD5) Previous issue date: 2016-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação em Aristótelespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAristótelespt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordÉticapt_BR
dc.subject.keywordPolíticapt_BR
dc.contributor.advisor1Theobaldo, Maria Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8561299541656407pt_BR
dc.contributor.referee1Theobaldo, Maria Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8561299541656407pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, José Jivaldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4130760122272843pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2072138873881523pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é investigar a proposta educacional de Aristóteles e sua finalidade a partir das obras Ética a Nicômaco e Política. Apoiados na primeira obra, encontramos os princípios para a formação do caráter. Na Política encontramos a estrutura do processo educativo aristotélico. Entendemos que as concepções educacionais de Aristóteles estão diretamente vinculadas à ação do legislador e intrinsecamente relacionadas com a ética e a política com vistas a promover os meios para se atingir a excelência e, assim, tornar a cidade eudaimonica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.subject.keyword2Aristotlept_BR
dc.subject.keyword2Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Ethicspt_BR
dc.subject.keyword2Politicspt_BR
dc.contributor.referee3Ramos, Angelo Aparecido Zanoni-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6398874057777222pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGFil – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Juliano Xavier da Silva Costa.pdf542 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.