Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2681
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorYamamura, Leonardo Bueno-
dc.date.accessioned2021-08-04T18:32:18Z-
dc.date.available2020-10-02-
dc.date.available2021-08-04T18:32:18Z-
dc.date.issued2020-08-04-
dc.identifier.citationYAMAMURA, Leonardo Bueno. Torna-se cego: liminaridade, aprendizagem e subjetividade entre pessoas com deficiência visual em Cuiabá/MT. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2681-
dc.description.abstractThis research was based on an ethnographic study with people with visual impairments in Cuiabá-MT between the years 2017 and 2019. The contexts contemplated were the State Public Library Estevão de Mendonça, the Instituto de Cegos do Estado de Mato Grosso (Icemat) and the Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies). From the first concerns felt in the field, we tried to think about the difference between “losing sight” and “becoming blind”. As a result of this cultural and symbolic phenomenon, I deepen the analysis in two theoretical-conceptual approaches: learning and subjectivity. With this objective, the present debates were used: a) the rituals of passage (VAN GENNEP, 1978) and the idea of liminality (TURNER, 1974); b) learning in practice, legitimate peripheral participation and community of practice (LAVE; WENGER, 1991; LAVE, 2015); c) subjectivity and agency (ORTNER, 2006, 2007a, 2007b). The main conclusions of the research are I) that losing sight does not mean that the person becomes blind. It is not just a biological factor, it is a phenomenon crossed by the social and symbolic dynamics experienced by the subject; II) the learning of this movement does not happen within the programmatic-cognitive content of educational institutions; III) the idea of “acceptance” is insufficient to apprehend the movement between losing sight and “going on with life”, since the process presents itself in a socially and symbolically dense, dramatic path around the experience before and after the loss of visual acuity.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2021-08-04T18:30:14Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Leonardo Bueno Yamamura.pdf: 1077798 bytes, checksum: 20c06d6e5689f1ba8452bb616ce6eabe (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2021-08-04T18:32:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Leonardo Bueno Yamamura.pdf: 1077798 bytes, checksum: 20c06d6e5689f1ba8452bb616ce6eabe (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-04T18:32:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Leonardo Bueno Yamamura.pdf: 1077798 bytes, checksum: 20c06d6e5689f1ba8452bb616ce6eabe (MD5) Previous issue date: 2020-08-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTorna-se cego : liminaridade, aprendizagem e subjetividade entre pessoas com deficiência visual em Cuiabá/MTpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCegueirapt_BR
dc.subject.keywordLiminaridadept_BR
dc.subject.keywordAprendizagem na práticapt_BR
dc.subject.keywordSubjetividadept_BR
dc.contributor.advisor1Osório, Patrícia Silva-
dc.contributor.advisor-co1França, Marina Veiga-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9433160608179861pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1401118064814289pt_BR
dc.contributor.referee1Osório, Patrícia Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1401118064814289pt_BR
dc.contributor.referee2França, Marina Veiga-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9433160608179861pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2724279873959716pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa foi feita com base em um estudo etnográfico com pessoas com deficiência visual em Cuiabá-MT entre os anos de 2017 e 2019. Os contextos contemplados foram a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, o Instituto de Cegos do Estado de Mato Grosso (Icemat) e o Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies). A partir das primeiras inquietações sentidas em campo, buscou-se pensar a diferença entre “perder a visão” e “tornar-se cego”. Como desdobramentos desse fenômeno cultural e simbólico, aprofundo a análise em dois enfoques teórico-conceituais: na aprendizagem e na subjetividade. Para tanto, recorreu-se às discussões em torno a) dos rituais de passagem (VAN GENNEP, 1978) e da ideia de liminaridade (TURNER, 1974); b) da aprendizagem na prática, da participação periférica legítima e da comunidade de prática (LAVE; WENGER, 1991; LAVE, 2015); c) da subjetividade e agência (ORTNER, 2006, 2007a, 2007b). As principais conclusões da pesquisa são I) de que parar de enxergar não significa que a pessoa se torna cega. Não é apenas um fator biológico, mas um fenômeno atravessado pelas dinâmicas sociais e simbólicas vivenciadas pelo sujeito; II) de que as aprendizagens desse movimento não acontecem dentro do conteúdo programático-cognitivo das instituições educacionais; III) de que a ideia de “aceitação” é insuficiente para apreender o movimento entre perder a visão e “seguir com a vida”, posto que a travessia se apresenta por um caminho social e simbolicamente denso, dramático em torno da vivência anterior e posterior à perda da acuidade visual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.subject.keyword2Blindnesspt_BR
dc.subject.keyword2Liminalitypt_BR
dc.subject.keyword2Learning in practicept_BR
dc.subject.keyword2Subjectivitypt_BR
dc.contributor.referee3Tarnovski, Flávio Luiz-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8989794801251153pt_BR
dc.contributor.referee4Faria, Eliene Lopes-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2973683203141346pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGAS – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Leonardo Bueno Yamamura.pdf1.05 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.