Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2684
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A química do canjinjim : na interface entre a cultura e o ensino de ciências |
Autor(es): | Melo, Fabia Elaine Ferreira de |
Orientador(a): | Soares, Elane Chaveiro |
Membro da Banca: | Soares, Elane Chaveiro |
Membro da Banca: | Moraes, Mariuce Campos de |
Membro da Banca: | Barbosa, Isaltino Alves |
Resumo : | O Estado de Mato Grosso é marcado por uma acentuada diversidade cultural onde são encontrados diferentes grupos étnicos oriundos do início da colonização e dos fluxos migratórios sendo estes, responsáveis por parte da constituição da história local e regional. Dentre estes, destaca-se a rica herança étnico-cultural oriunda da África, encontrada na região de Vila Bela da Santíssima Trindade (a 521 Km da atual capital, Cuiabá). Persiste ali, a história de um povo africano que outrora constituiu o império do Congo. E é da dança do Congo que extraímos o elemento cultural Canjinjin para ser o tema de uma Sequência Didática Interativa (SDI) como forma de compreender a possibilidade de interação entre ciência e cultura no âmbito do ensino e da aprendizagem de Química/Ciências. Nesta pesquisa, destacamos um pouco da história que subjaz a constituição desse povo, bem como a nossa compreensão sobre o lugar da cultura e da ciência no currículo contemporâneo. A partir de uma capacitação desenvolvida no âmbito do Centro de Formação e Atualização de Profissionais de Cuiabá, apresentamos a teoria que fundamenta uma SDI e em seguida os professores participantes foram convidados a aplicar e validar a SDI elaborada. A análise dos dados evidenciou a pouca compreensão da relação entre cultura e ciência enquanto nos fez repensar o foco no ensino de Química proposto pela SDI, pois a maioria dos professores fez a aplicação em turmas de oitavo e novo ano do ensino fundamental. Uma demanda que nos pareceu relevante considerar, tanto para a compreensão teórica dos fundamentos discutidos, quando da ressignificação da própria SDI, na medida em que reposiciona o desenvolvimento profissional docente na perspectiva não apenas da interdisciplinaridade, mas também da educação científica nos anos iniciais, onde o currículo versa sobre ciência de forma mais geral. Tanto a formação inicial de professores de Química pelas universidades quanto as capacitações oferecidas pelos centros de formação como é o caso dos CEFAPROs, por exemplo, não podem desconsiderar os aspectos apontados pela presente pesquisa. |
Resumo em lingua estrangeira: | The state of Mato Grosso is marked by a marked cultural diversity where different ethnic groups are found originating from the beginning of the colonization and the migratory flows and these are responsible for part of the constitution of local and regional history. Among these, the rich ethnic-cultural heritage of Africa, found in the region of Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km from the present capital, Cuiabá) stands out. The history of an African people that once constituted the Congo empire persisted. And it is from the Congo dance that we extracted the Canjinjin cultural element to be the theme of an Interactive Didactic Sequence (SDI) as a way to understand the possibility of interaction between science and culture in the teaching and learning of Chemistry / Sciences. In this research, we highlight a little of the history that underlies the constitution of this people, as well as our understanding of the place of culture and science in the contemporary curriculum. From a training developed within the scope of the Training and Updating Center of Professionals of Cuiabá, we present the theory that bases an SDI and then the participating teachers were invited to apply and validate the SDI elaborated. The analysis of the data evidenced the poor understanding of the relationship between culture and science while it made us rethink the focus on the teaching of Chemistry proposed by the SDI, since most of the teachers made the application in classes of eighth and new year of elementary school. A demand that seemed relevant to us to consider, both for the theoretical understanding of the foundations discussed, and for the re-signification of the SDI itself, insofar as it repositions professional teacher development not only from the perspective of interdisciplinarity, but also from scientific education in the early years, where the curriculum is about science more generally. Both the initial training of Chemistry professors by the universities and the training offered by the training centers as in the case of CEFAPROs, for example, can not disregard the aspects pointed out by the present research. |
Palavra-chave: | Cultura Sequência didática interativa Ensino de ciências |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Canjinjin Culture Interactive didactic sequence Chemistry teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais |
Referência: | MELO, Fabia Elaine Ferreira de. A química do canjinjim: na interface entre a cultura e o ensino de ciências. 2018. 68 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2684 |
Data defesa documento: | 29-Nov-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2018_Fabia Elaine Ferreira de Melo.pdf | 1.96 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.