Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2685
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Chaves, Ezequiel Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-04T19:00:28Z | - |
dc.date.available | 2018-10-22 | - |
dc.date.available | 2021-08-04T19:00:28Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-06 | - |
dc.identifier.citation | CHAVES, Ezequiel Silva. Equação do segundo grau: aspectos históricos e contemporâneos. 2018. 58 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/2685 | - |
dc.description.abstract | In this work we present an analysis of the current problems concerning the equations of the second degree equations and quadratic functions. This is an issue that is addressed at the end of elementary school and beginning of high school. It can be seen that since ancient times the quadratic equation and later the quadratic functions have attracted the attention of several peoples, considering that approximately 3500 years have passed (from the Egyptians to Vi`ete) to arrive at a quadratic formula for the same. The objective of this work is to make a historical rescue of problems involving the quadratic equation in several peoples, and to explore the contemporaneous aspects of the same, particularly those contained in didactic books, supplementary educational materials among others, verifying which relationships exist between the problems which are addressed in the classroom with situations of the day by day of the student. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2021-08-04T13:27:17Z No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Ezequiel Silva Chaves (1).pdf: 5005547 bytes, checksum: 8043cdc9e15eb2bf549af5fa35d92b99 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2021-08-04T19:00:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Ezequiel Silva Chaves (1).pdf: 5005547 bytes, checksum: 8043cdc9e15eb2bf549af5fa35d92b99 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-08-04T19:00:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Ezequiel Silva Chaves (1).pdf: 5005547 bytes, checksum: 8043cdc9e15eb2bf549af5fa35d92b99 (MD5) Previous issue date: 2018-08-06 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Equação do segundo grau : aspectos históricos e contemporâneos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pseudoproblemas | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Aldi Nestor de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3567566431082998 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Aldi Nestor de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3567566431082998 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Marchi, Reinaldo de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2175330810250485 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4721300129433364 | pt_BR |
dc.description.resumo | Nesse trabalho é apresentado uma análise dos problemas atuais referentes as equações do segundo grau e funções quadráticas. Esse é um tema que é abordado no final do Ensino Fundamental e início do Ensino Médio. Vê-se que desde a antiguidade as equações do segundo grau e posteriormente as funções quadráticas tem chamado a atenção de diversos povos, tendo em vista que se passaram aproximadamente 3500 anos (desde os egípcios até Viete) para se chegar a uma fórmula resolutiva para as mesmas. O objetivo desse trabalho é fazer um resgate histórico de problemas envolvendo a equação quadrática, em diversos povos, e explorar os aspectos contemporâneos da mesma, particularmente os contidos em livros didáticos, paradidáticos entre outros, verificando quais relações existem entre os problemas que são abordados em sala de aula com situações do dia a dia do aluno | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Physics | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Basic education | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Pseudo-problems | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Soares, Junior Cesar Alves | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4163232137521462 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2018_Ezequiel Silva Chaves (1).pdf | 4.89 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.