Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2685
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorChaves, Ezequiel Silva-
dc.date.accessioned2021-08-04T19:00:28Z-
dc.date.available2018-10-22-
dc.date.available2021-08-04T19:00:28Z-
dc.date.issued2018-08-06-
dc.identifier.citationCHAVES, Ezequiel Silva. Equação do segundo grau: aspectos históricos e contemporâneos. 2018. 58 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2685-
dc.description.abstractIn this work we present an analysis of the current problems concerning the equations of the second degree equations and quadratic functions. This is an issue that is addressed at the end of elementary school and beginning of high school. It can be seen that since ancient times the quadratic equation and later the quadratic functions have attracted the attention of several peoples, considering that approximately 3500 years have passed (from the Egyptians to Vi`ete) to arrive at a quadratic formula for the same. The objective of this work is to make a historical rescue of problems involving the quadratic equation in several peoples, and to explore the contemporaneous aspects of the same, particularly those contained in didactic books, supplementary educational materials among others, verifying which relationships exist between the problems which are addressed in the classroom with situations of the day by day of the student.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2021-08-04T13:27:17Z No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Ezequiel Silva Chaves (1).pdf: 5005547 bytes, checksum: 8043cdc9e15eb2bf549af5fa35d92b99 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2021-08-04T19:00:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Ezequiel Silva Chaves (1).pdf: 5005547 bytes, checksum: 8043cdc9e15eb2bf549af5fa35d92b99 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-04T19:00:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Ezequiel Silva Chaves (1).pdf: 5005547 bytes, checksum: 8043cdc9e15eb2bf549af5fa35d92b99 (MD5) Previous issue date: 2018-08-06en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEquação do segundo grau : aspectos históricos e contemporâneospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFísicapt_BR
dc.subject.keywordEducação básicapt_BR
dc.subject.keywordPseudoproblemaspt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Aldi Nestor de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3567566431082998pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Aldi Nestor de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3567566431082998pt_BR
dc.contributor.referee2Marchi, Reinaldo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2175330810250485pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4721300129433364pt_BR
dc.description.resumoNesse trabalho é apresentado uma análise dos problemas atuais referentes as equações do segundo grau e funções quadráticas. Esse é um tema que é abordado no final do Ensino Fundamental e início do Ensino Médio. Vê-se que desde a antiguidade as equações do segundo grau e posteriormente as funções quadráticas tem chamado a atenção de diversos povos, tendo em vista que se passaram aproximadamente 3500 anos (desde os egípcios até Viete) para se chegar a uma fórmula resolutiva para as mesmas. O objetivo desse trabalho é fazer um resgate histórico de problemas envolvendo a equação quadrática, em diversos povos, e explorar os aspectos contemporâneos da mesma, particularmente os contidos em livros didáticos, paradidáticos entre outros, verificando quais relações existem entre os problemas que são abordados em sala de aula com situações do dia a dia do alunopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Physicspt_BR
dc.subject.keyword2Basic educationpt_BR
dc.subject.keyword2Pseudo-problemspt_BR
dc.contributor.referee3Soares, Junior Cesar Alves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4163232137521462pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Ezequiel Silva Chaves (1).pdf4.89 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.