Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2685
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Equação do segundo grau : aspectos históricos e contemporâneos |
Autor(es): | Chaves, Ezequiel Silva |
Orientador(a): | Souza, Aldi Nestor de |
Membro da Banca: | Souza, Aldi Nestor de |
Membro da Banca: | Marchi, Reinaldo de |
Membro da Banca: | Soares, Junior Cesar Alves |
Resumo : | Nesse trabalho é apresentado uma análise dos problemas atuais referentes as equações do segundo grau e funções quadráticas. Esse é um tema que é abordado no final do Ensino Fundamental e início do Ensino Médio. Vê-se que desde a antiguidade as equações do segundo grau e posteriormente as funções quadráticas tem chamado a atenção de diversos povos, tendo em vista que se passaram aproximadamente 3500 anos (desde os egípcios até Viete) para se chegar a uma fórmula resolutiva para as mesmas. O objetivo desse trabalho é fazer um resgate histórico de problemas envolvendo a equação quadrática, em diversos povos, e explorar os aspectos contemporâneos da mesma, particularmente os contidos em livros didáticos, paradidáticos entre outros, verificando quais relações existem entre os problemas que são abordados em sala de aula com situações do dia a dia do aluno |
Resumo em lingua estrangeira: | In this work we present an analysis of the current problems concerning the equations of the second degree equations and quadratic functions. This is an issue that is addressed at the end of elementary school and beginning of high school. It can be seen that since ancient times the quadratic equation and later the quadratic functions have attracted the attention of several peoples, considering that approximately 3500 years have passed (from the Egyptians to Vi`ete) to arrive at a quadratic formula for the same. The objective of this work is to make a historical rescue of problems involving the quadratic equation in several peoples, and to explore the contemporaneous aspects of the same, particularly those contained in didactic books, supplementary educational materials among others, verifying which relationships exist between the problems which are addressed in the classroom with situations of the day by day of the student. |
Palavra-chave: | Física Educação básica Pseudoproblemas |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Physics Basic education Pseudo-problems |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT |
Referência: | CHAVES, Ezequiel Silva. Equação do segundo grau: aspectos históricos e contemporâneos. 2018. 58 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2685 |
Data defesa documento: | 6-Aug-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2018_Ezequiel Silva Chaves (1).pdf | 4.89 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.