Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2696
Tipo documento: Dissertação
Título: Trajetória escolar do estudante surdo e sua relação no processo de inclusão no ensino superior
Autor(es): Borck, Ana Cláudia
Orientador(a): Dias, Tatiane Lebre
Membro da Banca: Dias, Tatiane Lebre
Membro da Banca: Carvalho, Sandra Pavoeiro Tavares
Membro da Banca: Pasuch, Jaqueline
Membro da Banca: Grando, Beleni Saléte
Resumo : A escolha desta temática fundamenta-se na importância de entender o processo de inclusão do aluno surdo na educação básica na rede regular e o impacto no processo de escolarização até a fase adulta no ensino superior. A política educacional vigente tem por princípio básico “Educação para todos” e, assim, a meta é a inclusão, preferencialmente, no ensino regular, de alunos com necessidades educacionais especiais independentemente de suas especificidades. As escolas do ensino regular têm recebido estes alunos, contudo, há várias discussões, dúvidas e equívocos no que se refere à organização desses espaços, quesito fundamental para que o sujeito nele inserido seja estimulado a desenvolver suas competências, reconhecer suas potencialidades garantindo desse modo sua cidadania e direito à educação com qualidade. A partir desses aspectos, este trabalho teve por objetivo compreender a trajetória educacional, a partir da Educação Infantil e suas relações com o processo de evasão do aluno surdo no Curso de Letras Libras da UFMT. O estudo se caracteriza como de abordagem qualitativa na perspectiva descritiva, tendo como premissa o relato de experiência no contexto educacional infantil ao ensino superior, com características específicas que podem ser identificadas pelos alunos surdos que evadiram do Curso de Letras Libras da UFMT, entre os anos de 2014 e 2017. Os dados foram coletados por meio de questionário elaborado de acordo com a temática do estudo e as características dos participantes. Participaram cinco sujeitos surdos com idade entre 24 e 42 anos que evadiram do curso de Graduação em Letras Libras da UFMT. O primeiro contato com a Língua de Sinais com a idade entre 7 a 33 anos. Do total, 3 deles tiveram contato com a língua de sinais em Centros Especializados para surdos e 2 na família. Os resultados encontrados evidenciam que: a) sua alfabetização não foi em Língua de Sinais; b) não havia intérprete desde as séries iniciais; c) os professores não conseguiam relacionar com eles; d) não havia estratégias e materiais específicos para trabalhar em sala de aula; e) houve melhoria no processo ensino e aprendizagem no Ensino Médio com a presença de intérpretes. Desse modo, observa-se que instruir desde pequenas as crianças surdas com a Língua de Sinais permitirá que estas desenvolvam de modo sistemático seu processo de escolarização e inclusão. Espera-se que os resultados possam indicar caminhos a respeito do processo de evasão do sujeito surdo do ensino superior e a partir disso propor estratégias de permanência desses alunos.
Resumo em lingua estrangeira: The choice of this theme is based on the importance of understanding the process of inclusion of deaf students in basic education in regular school and the impact on the process of schooling until adulthood in higher education. The current educational policy has as its basic principle "Education for All" and, therefore, the goal is to include, in regular education, students with special educational needs, regardless of their specificities. The schools of regular education have received these students, however, there are several discussions, doubts and misconceptions regarding the organization of these spaces, a fundamental requirement for the subject inserted in it to be stimulated to develop their competences, thus recognizing their potential and thus ensuring their citizenship and the right to quality education. From these aspects, this work aimed to understand the educational trajectory, starting from early childhood education and its relations with the process of dropout of the deaf student in UFMT's Libras Letters Course. The study is characterized as a qualitative approach in the descriptive perspective, having as premise the report of experience in the educational context of children to higher education, with specific characteristics that can be identified by deaf students who have evaded the Libras UFMT Course, between the years 2014 and 2017. Data were collected through a questionnaire designed according to the study theme and the characteristics of the participants. Five deaf subjects aged between 24 and 42 years old, who evaded the UFMT Libras Graduation course, participated in this study. First contact with Sign Language with age between 7 to 33 years. Of the total, 3 of them had contact with sign language in Specialized Deaf Centers and 2 in the family. The results show that: a) his literacy was not in sign language; b) there was no interpreter from the early grades; c) the teachers could not relate to them; d) there were no specific strategies and materials for working in the classroom; e) there was an improvement in the teaching and learning process in high school with the presence of interpreters. Thus, it is observed that instructing deaf children with sign language from a young age will enable them to systematically develop their schooling and inclusion process. It is hoped that the results may indicate ways regarding the process of evasion of the deaf subject of higher education and from this propose strategies of permanence of these students.
Palavra-chave: Sujeito surdo
Trajetória escolar
Palavra-chave em lingua estrangeira: Guy deaf
School inclusion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: BROCK, Ana Cláudia. Trajetória escolar do estudante surdo e sua relação no processo de inclusão no ensino superior. 2020. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2696
Data defesa documento: 21-Fev-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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