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http://ri.ufmt.br/handle/1/2721
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | As mudanças climáticas no contexto escolar, das ciências da natureza e no ensino de Biologia |
Autor(es): | Cesario, Alexandre Fagundes |
Orientador(a): | Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti |
Coorientador: | Dalla Nora, Giseli |
Membro da Banca: | Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti |
Membro da Banca: | Dalla Nora, Giseli |
Membro da Banca: | Hardoim, Edna Lopes |
Membro da Banca: | Senra, Ronaldo Eustáquio Feitoza |
Membro da Banca: | Cerqueira, Lenícy Lucas de Miranda |
Resumo : | As descobertas tecnológicas e científicas que emergiram, principalmente a partir da Revolução Industrial até o hodierno, colaboram para que profundas e rápidas modificações, como as Mudanças Climáticas, sejam observadas nos mais diferentes biomas em basicamente todas as áreas do planeta. Observa-se este fato via publicações de pesquisas científicas das mais diversas e o público, em geral, acaba tendo acesso a essas informações principalmente via meios de comunicação de massa. Esta dissertação de Mestrado foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza – PPGECN/UFMT e situa-se no âmbito da Rede Internacional de Pesquisadores em Educação Ambiental e Justiça Climática – REAJA, ligada ao Grupo Pesquisador em Educação Ambiental e Arte – GPEA/UFMT. Assim, torna-se mister que, nas escolas, questões relacionadas às Mudanças Climáticas – MC sejam discutidas com especial atenção ao ensino de aspectos físicos, químicos e biológicos e suas implicações sociais, relativos aos conceitos e conteúdos curriculares da área das Ciências da Natureza, destacando qual o impacto das ações antrópicas neste contexto complexo. Discussões sobre MC, inseridas no processo educativo por meio interdisciplinar, auxiliariam na formação de uma visão crítica sobre como a humanidade tem tratado a biosfera. Isso posto, este trabalho se desenvolveu tendo como objetivo compreender se os estudantes e os Livros Didáticos – LD atribuem o fenômeno das MC às ações antrópicas. A pesquisa contou com a participação dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica – PIBIC/UFMT em parceria com a Escola Estadual André Avelino Ribeiro, localizada no município de Cuiabá. Realizamos uma pesquisa exploratória, com revisão bibliográfica específica e análise dos LD de Biologia usados na unidade escolar com estes estudantes. Empregamos a entrevista como instrumento de coleta de dados visando como resultado a elaboração de um produto iv educacional, na forma de um roteiro de oficina que será disponibilizado via web. A ideia é integrar os conhecimentos acerca das MC para que os educandos percebam como o currículo escolar contribui para uma melhor compreensão e mudança de atitude frente aos impactos causados no ambiente pela humanidade e como os LD discutem a perspectiva da ação antrópica frente às MC. |
Resumo em lingua estrangeira: | The technological and scientific discoveries that have emerged, especially from the Industrial Revolution to the present day, collaborated to ensure that profound and rapid changes, such as Climate Change, which are observed in the most different biomes in basically all areas of the planet. This fact is observed through the most diverse publications of scientific research, although the public, in general, ends up having access to this information mainly through means of mass communication. This Master's thesis was developed in the Postgraduate Program of Professional Master's Degree in Teaching Sciences of Nature - PPGECN / UFMT and is within the scope of the International Network of Researchers in Environmental Education and Climate Justice - REAJA, linked to the Researcher Group in Environmental Education and Art - GPEA / UFMT. Thus, it is necessary that, in schools, issues related to Climate Change - MC be discussed with special attention to the teaching of physical, chemical and biological aspects and their social implications, related to the concepts and curricular contents of Sciences of Nature, highlighting the impact of anthropic actions in this complex context. Discussions about MC, inserted in the educational process through an interdisciplinary approach, would aid in the formation of a critical view on how humanity has treated the biosphere. That said, this work was developed in order to understand if the students and the Didactic Books - LD attribute the MC phenomenon to anthropic actions. The research had the participation of scholarship recipients of the Scientific Initiation Grants Program - PIBIC / UFMT in partnership with the André Avelino Ribeiro State School, located in the city of Cuiabá. We conducted an exploratory research, with specific bibliographic review and analysis of the LD of Biology used in the school unit with these students. We use the interview as an instrument of data collection aiming as a result the elaboration of an educational product, in the form of a workshop script that will be available via the web. The idea is to integrate the knowledge about MC so that students can understand how the school curriculum contributes to a better understanding and change of attitude towards vi the impacts caused in the environment by the humanity and how the LD discuss the perspective of the anthropic action towards MC. |
Palavra-chave: | Mudanças climáticas Ensino de Biologia Ensino de Ciências Livros didáticos Ciências da Natureza |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Climate change Teaching of Biology Science teaching Didactic books Sciences of nature |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais |
Referência: | CESARIO, Alexandre Fagundes. As mudanças climáticas no contexto escolar, das ciências da natureza e no ensino de Biologia. 2019. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2721 |
Data defesa documento: | 4-Jul-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
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