Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2758
Tipo documento: Dissertação
Título: Atividades experimentais para construção de conceitos em hidrostática e hidrodinâmica
Autor(es): Fonseca, Ariádne Carla Soares Neves
Orientador(a): Oliveira Neto, Frederico Ayres de
Membro da Banca: Oliveira Neto, Frederico Ayres de
Membro da Banca: Rinaldi, Carlos
Membro da Banca: Assis, Raul Abreu de
Resumo : A presente pesquisa traz a proposta de estudar a realização de atividades experimentais com alunos do sexto ano do ensino fundamental II para a construção de conceitos relacionados à Hidrodinâmica e Hidrostática, na perspectiva da aprendizagem significativa de David Ausubel. Tais atividades têm por objetivo proporcionar a construção do aprendizado, sendo a redescoberta um dos estágios. Ao longo da vida escolar, os estudantes encontram desafios em assimilar conceitos da Física e em associar acontecimentos do seu cotidiano aos fenômenos explicados por essa ciência, ou seja, em relacionar conhecimento do cotidiano a conhecimento erudito. Tendo a relação entre os saberes cotidianos e formais como base, esse trabalho propõe a aplicação de atividades experimentais a turmas mais jovens, no intuito de possibilitar a compreensão dessa ciência, no que tange a construção de conceitos em hidrostática e hidrodinâmica, com o rigor da linguagem científica. O trabalho envolve: (1) pesquisa com os alunos; (2) análise da prática docente em relação à realização de atividades experimentais; (3) um estudo sobre quais desafios o professor enfrenta na realização dessas ações. O estudo desenvolveu-se à luz da epistemologia de Gaston Bachelard que, em seu livro ―A formação do Espírito Científico‖, destacou a noção de obstáculo epistemológico - impedimentos ao desenvolvimento do saber científico. Bachelard alerta para certos equívocos existentes no decorrer do progresso científico que, neste trabalho, diz respeito às dificuldades em realizar o trabalho experimental. Contudo, ao que se referem a significados atribuídos pelos alunos, utilizou-se a Teoria da Aprendizagem Significativa, de David P. Ausubel. O trabalho incluiu a observação de professores de ciências e alunos envolvidos na construção e realização de experimentos. Analisando o desenvolvimento do trabalho, observa-se que a atividade experimental contribuiu para a assimilação de conceitos relacionados à Física, para turmas de jovens. Esse momento também foi importante para que os professores repensassem o papel da atividade experimental como evento didático e sua importância como um facilitador para a assimilação de conceitos, e como os alunos constroem seus significados acerca de um determinado assunto estudado, observando-se a linguagem científica.
Resumo em lingua estrangeira: The present research proposes the study of experimental activities with students of the sixth grade of elementary school II to construct concepts related to hydrodynamics and hydrostatics, in the perspective of the meaningful learning of David Ausubel. These activities aim to provide the construction of learning, with rediscovery being one of the stages. Throughout the school life, students find challenges in assimilating concepts of Physics and in associating events of their daily life with the phenomena explained by this science, that is, in relating everyday knowledge to scholarly knowledge. With the relationship between daily and formal knowledge as a basis, this work proposes the application of experimental activities to younger classes, in order to make possible the understanding of this science, in what concerns the construction of concepts in hydrostatics and hydrodynamics, with the rigor of scientific language. The work involves: (1) research with students; (2) analysis of the teaching practice in relation to the accomplishment of experimental activities; (3) a study on what challenges the teacher faces in performing these actions. The study developed in the light of the epistemology of Gaston Bachelard, who in his book "The Formation of the Scientific Spirit" highlighted the notion of an epistemological obstacle - impediments to the development of scientific knowledge. Bachelard warns of certain misunderstandings in the course of the scientific progress which, in this work, concerns the difficulties in carrying out the experimental work. However, as far as the meanings assigned by the students are concerned, the Theory of Significant Learning, by David P. Ausubel, was used. The work included the observation of science teachers and students involved in the construction and conduct of experiments. Analyzing the development of the work, it is observed that the experimental activity contributed to the assimilation of concepts related to Physics, for youth groups. This moment was also important for teachers to rethink the role of experimental activity as a didactic event and its importance as a facilitator for the assimilation of concepts, and how students construct their meanings about a particular subject studied, observing the scientific language.
Palavra-chave: Ensino de física
Ensino de conceitos de hidrostática e hidrodinâmica
Atividade experimental
Aprendizagem por descoberta
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teaching physics
Teaching hydrostatic and hydrodynamic concepts
Experimental activity
Learning by discovery
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais
Referência: FONSECA, Ariádne Carla Soares Neves. Atividades experimentais para construção de conceitos em hidrostática e hidrodinâmica. 2018. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2758
Data defesa documento: 24-Aug-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Ariadne Carla Soares Neves.pdf2.58 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.