Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2761
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQueiroz, Fabricia Auxiliadora-
dc.date.accessioned2021-08-16T15:06:17Z-
dc.date.available2018-05-22-
dc.date.available2021-08-16T15:06:17Z-
dc.date.issued2018-04-30-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Fabricia Auxiliadora. Criptografia RSA: uma abordagem para o ensino médio. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2761-
dc.description.abstractThe communication by internet demands security in order that information that circulates over the networks does not be in the domain of unauthorized people. The cryptography has the function of protecting this information. Therefore, it is important to comprehend the RSA cryptography, proposing a study in high school. A type of asymmetrical cryptography used in electronic commerce and financial transactions that demand the mathematics, especially the theory of numbers has been studied since elementary school, for its development. Two experiences were performed, one of them with elementary school students approaching some basic contents of theory of numbers, and the other with high school students with the RSA cryptography content. It was perceived interest from the students by the subject and instead teaching the coding and decoding calculations with modular arithmetic, was taught using Euclidean division algorithm.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2021-08-16T13:33:28Z No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Fabricia Auxiliadora Queiroz.pdf: 1630974 bytes, checksum: 3c12fe4a8507b6a503ffd4665e6a4e57 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2021-08-16T15:06:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Fabricia Auxiliadora Queiroz.pdf: 1630974 bytes, checksum: 3c12fe4a8507b6a503ffd4665e6a4e57 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-16T15:06:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Fabricia Auxiliadora Queiroz.pdf: 1630974 bytes, checksum: 3c12fe4a8507b6a503ffd4665e6a4e57 (MD5) Previous issue date: 2018-04-30en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCriptografia RSA : uma abordagem para o ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCriptografiapt_BR
dc.subject.keywordProposta de ensinopt_BR
dc.subject.keywordAlgoritmo da divisãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Aldi Nestor de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3567566431082998pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Aldi Nestor de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3567566431082998pt_BR
dc.contributor.referee2Marchi, Reinaldo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2175330810250485pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1123362163754051pt_BR
dc.description.resumoA comunicação pela internet necessita de segurança para que as informações que circulam pela rede não estejam no domínio de pessoas não autorizadas. A criptografia tem a função de proteger essas informações. Sendo assim, ´e importante compreender a criptografia RSA, propondo um estudo no ensino médio da educação básica. Um tipo de criptografia assimétrica utilizada no comércio eletrônico e transações financeiras que necessita da matemática, especificamente da teoria dos números estudada desde o ensino fundamental, para o seu desenvolvimento. Duas experiências foram realizadas, sendo uma delas com alunos do ensino fundamental abordando alguns conteúdos básicos de teoria dos números, e outra com alunos do ensino médio com o conteúdo de criptografia RSA. Percebeu-se interesse dos alunos pelo assunto e ao invés de ensinar os cálculos de codificação e decodificação com aritmética modular, foi ensinado utilizando algoritmo da divisão de Euclides.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Cryptographypt_BR
dc.subject.keyword2Teaching proposalpt_BR
dc.subject.keyword2Division algorithmpt_BR
dc.contributor.referee3Soares, Junior Cesar Alves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4163232137521462pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Fabricia Auxiliadora Queiroz.pdf1.59 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.