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http://ri.ufmt.br/handle/1/2761
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Criptografia RSA : uma abordagem para o ensino médio |
Autor(es): | Queiroz, Fabricia Auxiliadora |
Orientador(a): | Souza, Aldi Nestor de |
Membro da Banca: | Souza, Aldi Nestor de |
Membro da Banca: | Marchi, Reinaldo de |
Membro da Banca: | Soares, Junior Cesar Alves |
Resumo : | A comunicação pela internet necessita de segurança para que as informações que circulam pela rede não estejam no domínio de pessoas não autorizadas. A criptografia tem a função de proteger essas informações. Sendo assim, ´e importante compreender a criptografia RSA, propondo um estudo no ensino médio da educação básica. Um tipo de criptografia assimétrica utilizada no comércio eletrônico e transações financeiras que necessita da matemática, especificamente da teoria dos números estudada desde o ensino fundamental, para o seu desenvolvimento. Duas experiências foram realizadas, sendo uma delas com alunos do ensino fundamental abordando alguns conteúdos básicos de teoria dos números, e outra com alunos do ensino médio com o conteúdo de criptografia RSA. Percebeu-se interesse dos alunos pelo assunto e ao invés de ensinar os cálculos de codificação e decodificação com aritmética modular, foi ensinado utilizando algoritmo da divisão de Euclides. |
Resumo em lingua estrangeira: | The communication by internet demands security in order that information that circulates over the networks does not be in the domain of unauthorized people. The cryptography has the function of protecting this information. Therefore, it is important to comprehend the RSA cryptography, proposing a study in high school. A type of asymmetrical cryptography used in electronic commerce and financial transactions that demand the mathematics, especially the theory of numbers has been studied since elementary school, for its development. Two experiences were performed, one of them with elementary school students approaching some basic contents of theory of numbers, and the other with high school students with the RSA cryptography content. It was perceived interest from the students by the subject and instead teaching the coding and decoding calculations with modular arithmetic, was taught using Euclidean division algorithm. |
Palavra-chave: | Criptografia Proposta de ensino Algoritmo da divisão |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Cryptography Teaching proposal Division algorithm |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT |
Referência: | QUEIROZ, Fabricia Auxiliadora. Criptografia RSA: uma abordagem para o ensino médio. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2761 |
Data defesa documento: | 30-Apr-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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