Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2885
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Ensino da matemática no contexto do Programa Ensino Médio Inovador - PROEMI : uma análise sobre práticas pedagógicas |
Autor(es): | Silva, Benedito Eduardo da |
Orientador(a): | Wielewski, Gladys Denise |
Membro da Banca: | Wielewski, Gladys Denise |
Membro da Banca: | Silva, Adelmo Carvalho da |
Membro da Banca: | Paula, Jacqueline Borges de |
Resumo : | A presente pesquisa trata-se de uma investigação sobre o ensino da matemática no ensino médio e as práticas pedagógicas de acordo com a reestruturação do Ensino Médio, mediante a aceitação da implantação do Programa Ensino Médio Inovador em uma Escola Estadual do interior do Estado de Mato Grosso. Essa escola, atende somente alunos nas etapas finais do ensino básico, o ensino médio e as diferentes ofertas de ensino. O Ensino Médio Regular noturno, o Ensino Médio Integrado à Educação Profissionalizante - EMIEP, com o curso Técnico em Informática e o Ensino Médio Inovador, que atinge a maioria dos alunos nos turnos matutinos e vespertinos, com uma carga horária mais extensa e ações pedagógicas diferenciadas complementares que são implantadas no currículo escolar como projetos e dentro do Projeto Político Pedagógico-PPP da escola. Vale reforçar que esta pesquisa tem o foco direcionado à disciplina de Matemática e os professores que ministram essa disciplina apenas no Ensino Médio Inovador. As ações relacionadas com as práticas pedagógicas, que são utilizadas no ensino da matemática nas séries finais do ensino básico são grandes desafios para o educador assim como para o aluno. Acostumado com o método de ensino tradicional, tendem utilizar a criatividade e conhecimento para apresentar uma nova forma de aprender os conceitos matemáticos e suas aplicabilidades no cotidiano escolar e até mesmo fora dele. Trata-se de uma pesquisa de perspectiva qualitativa, com o objetivo principal de analisar as proposições e as práticas pedagógicas no ensino da Matemática em uma escola pública localizada em Poconé, interior de Mato Grosso que aderiu ao Programa Ensino Médio Inovador – PROEMI a partir do ano de 2011. A metodologia foi desenvolvida com coleta de dados obtidos por meio de observação do cotidiano escolar e entrevista semiestruturada que depois foi transcrita, aplicada aos professores que ministram aulas de matemática para as turmas do Ensino Médio Inovador e acompanhamento nas execuções das ações das práticas pedagógicas. Esta pesquisa nos leva a uma reflexão acerca da formação do professor e a realidade diante de programas criados sem prévio treinamento para sua execução. A dificuldade dos alunos no estudo da matemática. A visão dos professores em continuar uma metodologia que segundo eles, deu certo. Desenvolvimento de práticas pedagógicas que estimulem os alunos. Ações que ultrapassam os limites da sala de aula. |
Resumo em lingua estrangeira: | The present research is about an investigation about the teaching of mathematics in high school and pedagogical practices according to the restructuring of High School, through the acceptance of the implementation of the Innovative High School Program at a State School in the interior of the State of Mato Grosso. This school, serves only students in the final stages of basic education, high school and the different offers of education. The Regular High School Night, the High School Integrated to the Professional Education - EMIEP, with the Technical Course in Computer Science and the High School Innovation, that reaches the majority of the students in the morning and evening shifts, with a more extensive workload and complementary differentiated pedagogical actions that are implanted in the school curriculum as projects and within the school's Political-Pedagogical Project. It is worth emphasizing that this research has the focus directed to the Mathematics discipline and the professors that teach this discipline only in the High School Innovation. The actions related to pedagogical practices that are used in the teaching of mathematics in the final series of basic education are great challenges for the educator as well as for the student. Accustomed to the traditional teaching method, they tend to use creativity and knowledge to present a new way of learning mathematical concepts and their applicability in everyday school life and even outside it. It is a qualitative perspective research, with the main objective of analyzing the propositions and pedagogical practices in the teaching of Mathematics in a public school located in Poconé, in the interior of Mato Grosso, which joined the Innovative High School Program - PROEMI from the year of 2011. The methodology was developed with the collection of data obtained through daily school observation and semi-structured interview that was later transcribed, applied to teachers who teach mathematics classes to the classes of Innovative High School and follow up on the execution of actions of pedagogical practices. This research leads us to a reflection about teacher training and the reality of programs created without previous training for its execution. The difficulty of students in the study of mathematics. The vision of the teachers to continue a methodology that, according to them, worked. Development of pedagogical practices that stimulate students. Actions that go beyond the limits of the classroom. |
Palavra-chave: | Programa Ensino Médio Inovador - PROEM Ensino de matemática Práticas pedagógicas |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Innovative - PROEMI High School Program Teaching of mathematics Pedagogical practices |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | SILVA, Benedito Eduardo da. Ensino da matemática no contexto do Programa Ensino Médio Inovador - PROEMI: uma análise sobre práticas pedagógicas. 2018. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2885 |
Data defesa documento: | 28-Mar-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2018_Benedito Eduardo da Silva.pdf | 1.31 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.