Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2888
Tipo documento: Dissertação
Título: Análise das práticas curriculares sobre a temática indígena no Curso de Formação de Oficiais da PMMT
Autor(es): Silva, Benedito Lauro da
Orientador(a): Secchi, Darci
Membro da Banca: Secchi, Darci
Membro da Banca: Grando, Beleni Salete
Membro da Banca: Mainardi, Diva Maria Oliveira
Membro da Banca: Leal, Gabriel Rodrigues
Resumo : A presente pesquisa se dedica a investigar a forma como a Academia de Polícia Militar (APMMT), unidade de ensino da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PMMT) na formação de Oficiais, trata a temática indígena no Curso de Formação de Oficiais (CFO). Para a realização deste trabalho tornou necessário conhecer o surgimento da polícia e de seus variados modelos, desde a Antiguidade, passando pela Idade Média, Era Moderna, até os dias atuais. Essa contextualização de sua evolução histórica tornou possível conhecer os parâmetros que nortearam a duradoura e contínua prestação do serviço de segurança no seio da sociedade. O tema colonialidade faz parte da discussão desta pesquisa, em conformidade com as publicações do grupo de estudos Modernidade/Colonialidade, cujos intelectuais colocam a América Latina no centro dos debates críticos, problematizando as relações de poder, saber e ser na América Latina. Analisa-se, também, como a instituição de ensino mato-grossense se relaciona com a temática indígena e a influência da colonialidade nos materiais didáticopedagógicos que direcionam o exercício profissional do policial militar. Busca-se guarida em teóricos de abordagem crítica e pós-crítica para a análise do currículo, o que possibilitou evidenciar, no Projeto Político Pedagógico da APMMT, a relação de colonialidade presente no currículo do Curso de Formação de Oficiais. Diante dos dados coletados, ao final da pesquisa, se apresentam conteúdos específicos de interesse da segurança pública e se propõe que a Polícia Militar inclua a temática indígena nos currículos de formação policial, com a adoção de uma disciplina autônoma ou de maneira interdisciplinar, revestida de conteúdos interculturais e com maior carga horária, possibilitando a necessária reflexão sobre a diversidade étnica e cultural. A importância deste estudo se reveste na possibilidade de melhor instruir os profissionais da segurança pública, contribuir socialmente na desconstrução de pensamentos hegemônicos e formar agentes públicos que reconheçam a pluralidade de nossa cultura, neste especial, a indígena.
Resumo em lingua estrangeira: This research is dedicated to investigate how the Military Police Academy (APMMT), teaching unit of the Military Police of the State of Mato Grosso (PMMT) in Officers training, treats indigenous issues in Officers Training Course (CFO). For the accomplishment of this work it became necessary to know the emergence of the police and its varied models, from antiquity, through the Middle Ages, Modern Era, to the present days. This contextualization of its historical evolution made it possible to know the parameters that guided the long-lasting and continuous provision of the security service within society. The coloniality theme is part of the discussion of this research, in accordance with the publications of the Modernity / Coloniality study group, whose intellectuals place Latin America at the center of critical debates, problematizing relations of power, knowledge and being in Latin America. It is also analyzed how the teaching institution of Mato Grosso is related to the indigenous theme and the influence of coloniality on didactic-pedagogical materials that guide the professional practice of the military police. The aim is to shelter in theorists critical and post-critical to the analysis of the curriculum, which made it possible to show, in the Pedagogical Political Project APMMT, coloniality ratio present in the curriculum Officer Training Course. On the data collected at the end of the research, present specific contents of the interests of public safety and proposes that the Military Police including on indigenous issues in the curriculum of police training, with the adoption of an autonomous discipline or in an interdisciplinary way, coated intercultural contents and with greater workload, allowing the necessary reflection on ethnic and cultural diversity. The importance of this study lies in the possibility of better educating public security professionals, contributing socially to the deconstruction of hegemonic thinking, and training public agents that recognize the plurality of our culture, in this special, the indigenous one.
Palavra-chave: Ensino militar
Indígenas
Colonialidade
Palavra-chave em lingua estrangeira: Military education
Indigenous people
Coloniality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SILVA, Benedito Lauro da. Análise das práticas curriculares sobre a temática indígena no Curso de Formação de Oficiais da PMMT. 2018. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2888
Data defesa documento: 28-Mar-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Benedito Lauro da Silva (1).pdf1.55 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.