Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2929
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Rochelle Serafim de-
dc.date.accessioned2021-09-15T16:54:28Z-
dc.date.available2019-04-11-
dc.date.available2021-09-15T16:54:28Z-
dc.date.issued2016-06-24-
dc.identifier.citationANDRADE, Rochelle Serafim de. Ensino-aprendizagem de português-língua estrangeira na perspectiva do letramento crítico: os imigrantes haitianos em Cuiabá-MT. 2016. 161 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2929-
dc.description.abstractThis work aims to present the results of a study done with a Portuguese as a Second Language (PSL) class. The objective of the study was to observe the teaching- learning process of Haitian subjects in the context of an extension course at the UFMT, campus Cuiabá- Mato Grosso beginning with the preparation of the lessons by the instructors. The project started through a social need to collaborate for the improvement of life for the Haitians that arrived in the city of Cuiabá, MT. In the year that the study began, there were more than two thousand Haitians in Cuiabá that did not speak the Portuguese language. After the creation of the project, and from the first class of PSL at the University, the requests for PSL classes increased. Foreigners from diverse nationalities, foreign exchange students at UFMT and citizens that live in Cuiabá have enrolled in classes, revealing a high demand for PSL teaching-learning in the Mato Grosso context. We consider the teaching of PSL to be one of the main forms of emersion of foreigners into the new culture with the purpose that they may learn the new language of a critical form. We follow the theoretical constructs of the critical literacy, allied with the Bakhtin philosophy of language and Vygotskian teaching-learning. The methodology used in this work was qualitative and ethnographic research. The results of the study demonstrate that the foreign students considered the PSL course to be a form of empowerment, because they could improve their communication, contributing to their social emersion and workplace success.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2021-05-20T03:32:19Z No. of bitstreams: 1 DISS_2016_ Rochelle Serafim de Andrade.pdf: 1696381 bytes, checksum: 70d72db644ab48de855c5973bc343bea (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-09-15T16:54:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2016_ Rochelle Serafim de Andrade.pdf: 1696381 bytes, checksum: 70d72db644ab48de855c5973bc343bea (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-15T16:54:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2016_ Rochelle Serafim de Andrade.pdf: 1696381 bytes, checksum: 70d72db644ab48de855c5973bc343bea (MD5) Previous issue date: 2016-06-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino-aprendizagem de português-língua estrangeira na perspectiva do letramento crítico : os imigrantes haitianos em Cuiabá-MTpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPortuguês-língua estrangeirapt_BR
dc.subject.keywordLetramento críticopt_BR
dc.subject.keywordImigrantes haitianospt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Cláudia Graziano Paes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1709636702694622pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Cláudia Graziano Paes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1709636702694622pt_BR
dc.contributor.referee2Carbonieri, Divanize-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0788015091466520pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7215989072732721pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo realizado com uma turma de Português como Língua Estrangeira. O objetivo da pesquisa foi observar o processo de ensino-aprendizagem de sujeitos haitianos no contexto de um curso de extensão na UFMT, campus Cuiabá- Mato Grosso desde a preparação das aulas por parte dos professores. O projeto iniciou-se através de uma necessidade social de colaborar para a melhoria de vida dos haitianos que chegaram à cidade de Cuiabá, MT. No ano que a pesquisa teve início, existiam mais de dois mil haitianos em Cuiabá que não falavam a Língua Portuguesa. Após a criação do projeto, e da primeira turma de PLE na Universidade, a procura pelas aulas de PLE aumentou. Estrangeiros de diversas nacionalidades, alunos da UFMT em intercâmbio e cidadãos que moram em Cuiabá, têm se inscrito nos cursos, revelando uma forte demanda pelo ensino-aprendizagem de PLE no contexto mato- grossense. Consideramos o ensino de PLE uma das principais formas de inserção dos estrangeiros na nova cultura a fim de que possam aprender o novo idioma de forma crítica. Pautamo-nos nos construtos teóricos do letramento crítico, aliados à perspectiva bakhtiniana de linguagem e vygotskiana de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico. Os resultados da pesquisa demonstraram que os alunos estrangeiros consideram o curso de PLE como uma forma de empoderamento, pois puderam melhorar a sua comunicação, contribuindo para a sua inserção social e sucesso no trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Linguagens (IL)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Critical literacypt_BR
dc.subject.keyword2Portuguese as a second languagept_BR
dc.subject.keyword2Haitian immigrantspt_BR
dc.contributor.referee3Burgeile, Odete-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5834130765937632pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_ Rochelle Serafim de Andrade.pdf1.66 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.