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http://ri.ufmt.br/handle/1/2929
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Ensino-aprendizagem de português-língua estrangeira na perspectiva do letramento crítico : os imigrantes haitianos em Cuiabá-MT |
Autor(es): | Andrade, Rochelle Serafim de |
Orientador(a): | Barros, Cláudia Graziano Paes de |
Membro da Banca: | Barros, Cláudia Graziano Paes de |
Membro da Banca: | Carbonieri, Divanize |
Membro da Banca: | Burgeile, Odete |
Resumo : | Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo realizado com uma turma de Português como Língua Estrangeira. O objetivo da pesquisa foi observar o processo de ensino-aprendizagem de sujeitos haitianos no contexto de um curso de extensão na UFMT, campus Cuiabá- Mato Grosso desde a preparação das aulas por parte dos professores. O projeto iniciou-se através de uma necessidade social de colaborar para a melhoria de vida dos haitianos que chegaram à cidade de Cuiabá, MT. No ano que a pesquisa teve início, existiam mais de dois mil haitianos em Cuiabá que não falavam a Língua Portuguesa. Após a criação do projeto, e da primeira turma de PLE na Universidade, a procura pelas aulas de PLE aumentou. Estrangeiros de diversas nacionalidades, alunos da UFMT em intercâmbio e cidadãos que moram em Cuiabá, têm se inscrito nos cursos, revelando uma forte demanda pelo ensino-aprendizagem de PLE no contexto mato- grossense. Consideramos o ensino de PLE uma das principais formas de inserção dos estrangeiros na nova cultura a fim de que possam aprender o novo idioma de forma crítica. Pautamo-nos nos construtos teóricos do letramento crítico, aliados à perspectiva bakhtiniana de linguagem e vygotskiana de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico. Os resultados da pesquisa demonstraram que os alunos estrangeiros consideram o curso de PLE como uma forma de empoderamento, pois puderam melhorar a sua comunicação, contribuindo para a sua inserção social e sucesso no trabalho. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work aims to present the results of a study done with a Portuguese as a Second Language (PSL) class. The objective of the study was to observe the teaching- learning process of Haitian subjects in the context of an extension course at the UFMT, campus Cuiabá- Mato Grosso beginning with the preparation of the lessons by the instructors. The project started through a social need to collaborate for the improvement of life for the Haitians that arrived in the city of Cuiabá, MT. In the year that the study began, there were more than two thousand Haitians in Cuiabá that did not speak the Portuguese language. After the creation of the project, and from the first class of PSL at the University, the requests for PSL classes increased. Foreigners from diverse nationalities, foreign exchange students at UFMT and citizens that live in Cuiabá have enrolled in classes, revealing a high demand for PSL teaching-learning in the Mato Grosso context. We consider the teaching of PSL to be one of the main forms of emersion of foreigners into the new culture with the purpose that they may learn the new language of a critical form. We follow the theoretical constructs of the critical literacy, allied with the Bakhtin philosophy of language and Vygotskian teaching-learning. The methodology used in this work was qualitative and ethnographic research. The results of the study demonstrate that the foreign students considered the PSL course to be a form of empowerment, because they could improve their communication, contributing to their social emersion and workplace success. |
Palavra-chave: | Português-língua estrangeira Letramento crítico Imigrantes haitianos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Critical literacy Portuguese as a second language Haitian immigrants |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Linguagens (IL) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem |
Referência: | ANDRADE, Rochelle Serafim de. Ensino-aprendizagem de português-língua estrangeira na perspectiva do letramento crítico: os imigrantes haitianos em Cuiabá-MT. 2016. 161 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2929 |
Data defesa documento: | 24-Jun-2016 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado |
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