Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2935
Tipo documento: Dissertação
Título: Cinema e educação : discursos sobre infância e juventude pobre brasileira no filme Pixote, a Lei do Mais Fraco (1981)
Autor(es): Fraga, Cayron Henrique Aparecido
Orientador(a): Mariano, Carmem Lúcia Sussel
Membro da Banca: Mariano, Carmem Lúcia Sussel
Membro da Banca: Salgado, Raquel Gonçalves
Membro da Banca: Sotana, Edvaldo Correa
Membro da Banca: Trovão, Flavio Vilas Boas
Resumo : A presente pesquisa se insere no âmbito do Grupo de Pesquisa Infância, Juventude e Cultura Contemporânea (GEIJC), do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Rondonópolis (PPGEdu/UFMT/CUR) e tem como objetivo analisar as imagens da infância e juventude pobres brasileira no filme Pixote: a lei do mais fraco (BR: 1981). Dirigido por Hector Babenco, o filme é considerado um marco do cinema brasileiro e da produção cinematográfica sobre infância latino-americana. A pesquisa parte dos discursos sobre crianças de rua na década de 1980 que, de acordo com os estudos de Fúlvia Rosemberg, foram difundidos por vários atores, entre eles a mídia, o que acarretou na estigmatização de famílias e crianças pobres. Nesse contexto, pode-se pensar como a construção da infância também é representada no cinema. Os discursos produzidos pela indústria cinematográfica, na maioria das vezes, distribuem padrões culturais que se repetem na sociedade. Para tanto, cabe analisarmos criticamente como o cinema é entendido enquanto campo artístico e suas possíveis conexões e contribuições com o universo educacional (Duarte). Adotamos como método para desenvolver esta pesquisa, os estudos da Hermenêutica de Profundidade, propostos por John B. Thompson, e que contempla três fases: 1) análise sócio histórica da forma simbólica analisada 2) análise formal ou discursiva, e 3) interpretação/reinterpretação. As formas simbólicas sob análise são algumas cenas do filme em que apresentem pertinência ao tema de pesquisa. O filme é analisado como uma forma simbólica que contribui para a construção social de imagens de infância e juventude pobres brasileira. Portando, no decorrer das análises foi possível identificar o uso de uma retórica dramática na narrativa sobre “crianças de rua”. O filme, ao tentar fazer uma denúncia sobre a “infância marginalizada”, acabou associando crianças pobres ao abandono de suas famílias, à criminalidade e periculosidade, reforçando a ideia de que tais problemas e conflitos são sinônimos ou consequências diretas da pobreza.
Resumo em lingua estrangeira: This research is part of the Research Group for Childhood, Youth and Contemporary Culture (GEIJC), the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso, campus Rondonópolis (PPGEdu / UFMT / CUR). Objective to analyze the images of poor Brazilian’s youth and childhood in the film Pixote (BR: 1981). Directed by Hector Babenco, the film is considered a landmark of Brazilian cinema and cinematographic production on Latin American childhood. This research is based on speeches about street children in the 1980s, which, according to Fúlvia Rosemberg's studies, were spread by several actors, including the media, which led to the stigmatization of poor families and children. In this context, one can think how the construction of childhood is also represented in the cinema. The discourses produced by the film industry, most of the time, distribute cultural patterns that are repeated in society. Therefore, it is critical to analyze how cinema is understood as an artistic field and its possible connections and contributions to the educational universe (Duarte). We adopt as a method to develop this research, the studies of Depth Hermeneutics, proposed by John B. Thompson, and which contemplates three phases: 1) socio-historical analysis of the symbolic form analyzed 2) formal or discursive analysis, and 3) interpretation / reinterpretation . The symbolic forms under analysis are some scenes from the film in which they are pertinent to the research theme. The film is analyzed as a symbolic form that contributes to the social construction of poor Brazilian childhood and youth images. Throughout the analysis it was possible to identify the use of a dramatic rhetoric in the narrative about "street children". The film, in attempting to make a complaint about "marginalized childhood," ended up associating poor children with abandonment of their families with crime and dangerousness, reinforcing the idea that such problems and conflicts are synonyms or direct consequences of poverty.
Palavra-chave: Infância
Juventude
Cinema
Estigmatização
Filme Pixote
Palavra-chave em lingua estrangeira: Childhood
Youth
Movie theater
Stigmatization
Pixote film
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: FRAGA, Cayron Henrique Aparecido. Cinema e educação: discursos sobre infância e juventude pobre brasileira no filme Pixote, a Lei do Mais Fraco (1981). 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2935
Data defesa documento: 26-Feb-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Cayron Henrique Aparecido Fraga.pdf2.11 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.