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dc.creatorPiffer, Anderson Marcos-
dc.date.accessioned2021-09-28T14:16:36Z-
dc.date.available2014-05-15-
dc.date.available2021-09-28T14:16:36Z-
dc.date.issued2014-04-11-
dc.identifier.citationPIFFER, Anderson Marcos. Aplicações da função de Euler. 2014. 53 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3030-
dc.description.abstractCurrently there is a gap to be filled by the students in Mathematics: The gulf between the proposed innovative methodologies in disciplines related area of mathematics education and the traditional method with which to develop subjects worked in other university courses. Many of these students, who throughout the elementary and high school, have not had the opportunity to deal with mathematics in context, remain deprived of this experience in college. Even theoretically aware of the need to innovate, many of these students when teachers end up playing with your students what they experienced over virtually the entire academic training. On the other hand, is not always easy for the professor to address to- pics of abstract algebra, among others, in a way that arouses the investigative spirit of the student. There is a tendency in our academic culture, to present the theorems followed by statements, which are not sufficient to explain the underlying motivations, nor the implications of the results mentioned. We believe it is necessary to act at different levels of education, with the goal of making the teaching and learning of mathematics and more inquisitive facing reflection. In this context, we are researching methodologies in which students are led to investigate the applicability of some of these mentioned mathematical concepts are part of the Degree in tem ́atica. Apresentaremos this paper the results we obtained involving Research the number of digits of the period of regular tithes and very current theme of RSA encryption.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2021-07-01T02:54:45Z No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Anderson Marcos Piffer.pdf: 362355 bytes, checksum: 9c0428d0aece666d342b8812876d8349 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-09-28T14:16:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Anderson Marcos Piffer.pdf: 362355 bytes, checksum: 9c0428d0aece666d342b8812876d8349 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-28T14:16:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Anderson Marcos Piffer.pdf: 362355 bytes, checksum: 9c0428d0aece666d342b8812876d8349 (MD5) Previous issue date: 2014-04-11en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAplicações da função de Eulerpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCriptografia R.S.A.pt_BR
dc.subject.keywordDízimas periódicaspt_BR
dc.subject.keywordFunção de Eulerpt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Martinho da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3950386824945565pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Martinho da Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3950386824945565pt_BR
dc.contributor.referee2Fávaro, Eduardo Rogério-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3023070215609888pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9636762717412126pt_BR
dc.description.resumoAtualmente existe uma lacuna a ser preenchida pelos acadêmicos de Licenciatura em Matemática: O abismo existente entre as metodologias inovadoras propostas em disciplinas vinculadas a área de Educação Matemática e o método tradicional com o qual se desenvolvem assuntos trabalhados em outras carreiras universitárias. Muitos destes alu nos, que ao longo do Ensino Fundamental e Médio, não tiveram a oportunidade de lidar com a Matemática de maneira contextualizada, continuam carentes desta experência no curso superior. Mesmo teoricamente conscientes da necessidade de inovar, muitos destes estudantes, quando professores, acabam por reproduzir com seus alunos aquilo que vivenciaram ao longo de praticamente toda a sua formação acadêmica. Por outro lado, nem sempre é fácil para o professor universitário abordar temas de Algebra abstrata, entre outros, de uma maneira que desperte o espírito investigativo do estudante. Há uma tendência, em nossa cultura acadêmica, em apresentar os teoremas seguidos de demonstrações, as quais não são suficientes para esclarecer as motivações subjacentes, nem as implicações dos resultados mencionados. Entendemos que é necessário atuar nos diversos níveis de escolaridade, com o objetivo de tornar o ensino e a aprendizagem da matemática mais indagador e voltado para a reflexão. Neste contexto, estamos pesquisando metodologias nas quais os alunos sejam levados a investigar a aplicabilidade de alguns destes conceitos matemáticos mencionadas fazem parte do curso de Licenciatura em matemática. Apre sentaremos neste trabalho os resultados que obtivemos envolvendo a investigação sobre o número de algarismos do período de dízimas periódicas e o tema bastante atual da Criptografia RSA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2RSA encryptionpt_BR
dc.subject.keyword2Regular tithespt_BR
dc.subject.keyword2Function de Eulerpt_BR
dc.contributor.referee3Fernandes, José de Arimatéia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9776386122552122pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

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