Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3043
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Claudeir-
dc.date.accessioned2021-09-29T14:20:03Z-
dc.date.available2019-03-14-
dc.date.available2021-09-29T14:20:03Z-
dc.date.issued2019-02-01-
dc.identifier.citationDIAS, Claudeir. O ensino de matemática através da compreensão da linguagem matemática. 2019. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3043-
dc.description.abstractThis dissertation presents a teaching proposal aimed at teaching mathematics through the understanding of mathematical language. This proposal is based on the methodology that must solve the exercise in several types of abstractions, moving from the formal analytical description in natural language to the synthetic description in mathematical language and show that mathematical synthetic language is a model applicable in several situations. To facilitate the understanding of the proposal, we present the problematization that led us to this research, making a historical survey on the teaching of mathematics, especially the use of exercises as a teaching strategy. To facilitate the visualization of the methodology of the proposal, we gave examples of how it would be the application in the room of the methodology and a report of experience on two observations, the first with people who have finished high school and the second with high school students. Finally, in the final considerations we present the results achieved.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2021-09-27T19:28:37Z No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Claudeir Dias.pdf: 1793581 bytes, checksum: af2868b02fae4b1516e5b078768ca4aa (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2021-09-29T14:20:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Claudeir Dias.pdf: 1793581 bytes, checksum: af2868b02fae4b1516e5b078768ca4aa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-29T14:20:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Claudeir Dias.pdf: 1793581 bytes, checksum: af2868b02fae4b1516e5b078768ca4aa (MD5) Previous issue date: 2019-02-01en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO ensino de matemática através da compreensão da linguagem matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordProposta de ensinopt_BR
dc.subject.keywordLinguagem matemáticapt_BR
dc.subject.keywordResoluções de problemaspt_BR
dc.subject.keywordProcedimentos didáticopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Aldi Nestor de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3567566431082998pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Aldi Nestor de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3567566431082998pt_BR
dc.contributor.referee2Benetti, Djeison-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8656850507882857pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1721787362849418pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma proposta de ensino com objetivo de ensinar matemática através da compreensão da linguagem matemática. Esta proposta se baseia na metodologia de que se deve resolver o exercício em diversos tipos de abstrações, transitando da descrição analítica formal em língua natural para a descrição sintética em linguagem matemática e mostrar que a linguagem sintética matemática é um modelo aplicável em várias situações buscando uma aprendizagem significativa. Para facilitar a compreensão da proposta, apresentamos a problematização que nos levou a essa pesquisa, fazendo um apanhado histórico sobre o ensino da matemática, em especial o uso dos exercícios como estratégia de ensino. Para facilitar a visualização da metodologia da proposta, fizemos exemplos de como seria a aplicação da metodologia em sala e um relato de experiência sobre duas observações, a primeira com pessoas que já terminaram o ensino médio e a segunda com alunos do ensino médio. Por fim nas considerações finais apresentamos os resultados alcançados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática - PROFMATpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keyword2Teaching proposalpt_BR
dc.subject.keyword2Mathematical languagept_BR
dc.subject.keyword2Problem solvingpt_BR
dc.subject.keyword2Didactic procedurespt_BR
dc.contributor.referee3Soares, Junior Cesar Alves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4163232137521462pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Claudeir Dias.pdf1.75 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.