Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3043
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Dias, Claudeir | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-29T14:20:03Z | - |
dc.date.available | 2019-03-14 | - |
dc.date.available | 2021-09-29T14:20:03Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-01 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Claudeir. O ensino de matemática através da compreensão da linguagem matemática. 2019. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/3043 | - |
dc.description.abstract | This dissertation presents a teaching proposal aimed at teaching mathematics through the understanding of mathematical language. This proposal is based on the methodology that must solve the exercise in several types of abstractions, moving from the formal analytical description in natural language to the synthetic description in mathematical language and show that mathematical synthetic language is a model applicable in several situations. To facilitate the understanding of the proposal, we present the problematization that led us to this research, making a historical survey on the teaching of mathematics, especially the use of exercises as a teaching strategy. To facilitate the visualization of the methodology of the proposal, we gave examples of how it would be the application in the room of the methodology and a report of experience on two observations, the first with people who have finished high school and the second with high school students. Finally, in the final considerations we present the results achieved. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2021-09-27T19:28:37Z No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Claudeir Dias.pdf: 1793581 bytes, checksum: af2868b02fae4b1516e5b078768ca4aa (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2021-09-29T14:20:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Claudeir Dias.pdf: 1793581 bytes, checksum: af2868b02fae4b1516e5b078768ca4aa (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-09-29T14:20:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Claudeir Dias.pdf: 1793581 bytes, checksum: af2868b02fae4b1516e5b078768ca4aa (MD5) Previous issue date: 2019-02-01 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O ensino de matemática através da compreensão da linguagem matemática | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Proposta de ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linguagem matemática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Resoluções de problemas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Procedimentos didático | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Aldi Nestor de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3567566431082998 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Aldi Nestor de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3567566431082998 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Benetti, Djeison | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8656850507882857 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1721787362849418 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação apresenta uma proposta de ensino com objetivo de ensinar matemática através da compreensão da linguagem matemática. Esta proposta se baseia na metodologia de que se deve resolver o exercício em diversos tipos de abstrações, transitando da descrição analítica formal em língua natural para a descrição sintética em linguagem matemática e mostrar que a linguagem sintética matemática é um modelo aplicável em várias situações buscando uma aprendizagem significativa. Para facilitar a compreensão da proposta, apresentamos a problematização que nos levou a essa pesquisa, fazendo um apanhado histórico sobre o ensino da matemática, em especial o uso dos exercícios como estratégia de ensino. Para facilitar a visualização da metodologia da proposta, fizemos exemplos de como seria a aplicação da metodologia em sala e um relato de experiência sobre duas observações, a primeira com pessoas que já terminaram o ensino médio e a segunda com alunos do ensino médio. Por fim nas considerações finais apresentamos os resultados alcançados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Teaching proposal | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Mathematical language | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Problem solving | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Didactic procedures | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Soares, Junior Cesar Alves | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4163232137521462 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2019_Claudeir Dias.pdf | 1.75 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.