Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3043
Tipo documento: Dissertação
Título: O ensino de matemática através da compreensão da linguagem matemática
Autor(es): Dias, Claudeir
Orientador(a): Souza, Aldi Nestor de
Membro da Banca: Souza, Aldi Nestor de
Membro da Banca: Benetti, Djeison
Membro da Banca: Soares, Junior Cesar Alves
Resumo : Esta dissertação apresenta uma proposta de ensino com objetivo de ensinar matemática através da compreensão da linguagem matemática. Esta proposta se baseia na metodologia de que se deve resolver o exercício em diversos tipos de abstrações, transitando da descrição analítica formal em língua natural para a descrição sintética em linguagem matemática e mostrar que a linguagem sintética matemática é um modelo aplicável em várias situações buscando uma aprendizagem significativa. Para facilitar a compreensão da proposta, apresentamos a problematização que nos levou a essa pesquisa, fazendo um apanhado histórico sobre o ensino da matemática, em especial o uso dos exercícios como estratégia de ensino. Para facilitar a visualização da metodologia da proposta, fizemos exemplos de como seria a aplicação da metodologia em sala e um relato de experiência sobre duas observações, a primeira com pessoas que já terminaram o ensino médio e a segunda com alunos do ensino médio. Por fim nas considerações finais apresentamos os resultados alcançados.
Resumo em lingua estrangeira: This dissertation presents a teaching proposal aimed at teaching mathematics through the understanding of mathematical language. This proposal is based on the methodology that must solve the exercise in several types of abstractions, moving from the formal analytical description in natural language to the synthetic description in mathematical language and show that mathematical synthetic language is a model applicable in several situations. To facilitate the understanding of the proposal, we present the problematization that led us to this research, making a historical survey on the teaching of mathematics, especially the use of exercises as a teaching strategy. To facilitate the visualization of the methodology of the proposal, we gave examples of how it would be the application in the room of the methodology and a report of experience on two observations, the first with people who have finished high school and the second with high school students. Finally, in the final considerations we present the results achieved.
Palavra-chave: Proposta de ensino
Linguagem matemática
Resoluções de problemas
Procedimentos didático
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teaching proposal
Mathematical language
Problem solving
Didactic procedures
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
Referência: DIAS, Claudeir. O ensino de matemática através da compreensão da linguagem matemática. 2019. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3043
Data defesa documento: 1-Fev-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Claudeir Dias.pdf1.75 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.