Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3059
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Um método para produção de videoaulas no contexto educacional |
Autor(es): | Silva, Luiza Raquel Souza e |
Orientador(a): | Maciel, Cristiano |
Membro da Banca: | Maciel, Cristiano |
Membro da Banca: | Sambrano, Taciana Mirna |
Membro da Banca: | Boscarioli, Clodis |
Resumo : | A videoaula é utilizada como recurso pedagógico na educação a distância e, além disso, muitos indivíduos, mesmo sem estar vinculados a uma instituição de ensino, recorrem a elas como fonte de pesquisa e material de estudo nas plataformas de mídias digitais. Visto que esse é, de fato, um recurso de ensino, faz-se necessário desenvolver procedimentos que impulsionem a produção de conteúdo por meio do audiovisual, desenvolvendo técnicas que auxiliem na construção de materiais instrucionais. A produção de videoaulas por equipes interdisciplinares, muitas vezes, é realizada sem a devida padronização, o que não garante um produto que atenda aos padrões pedagógicos e técnicos. Frente a isso, questiona-se: é possível estabelecer etapas para o processo de elaboração de videoaulas a fim de organizar a construção do produto? Esse é o ponto de partida para esta pesquisa, a qual tem como objetivo propor um método para sistematização da produção de videoaulas de modo a dar suporte para a otimização desta tecnologia educacional. Para tanto, executou-se uma revisão bibliográfica, a qual permitiu identificar os conceitos de Teoria da Aprendizagem e de Design Instrucional, bem como trabalhos relacionados a temática. Com base nisso, o trabalho apresenta a proposta de um método para a produção de videoaulas, com o instrumento de roteirização e um instrumento de avaliação de produção, a fim de orientar as equipes de produção ao longo do processo e permitir a análise do material produzido. O método, bem como os instrumentos propostos para este, é experimentado nas etapas de pré-produção, produção e pós-produção de videoaulas, permitindo a análise da sua viabilidade de uso. |
Resumo em lingua estrangeira: | The video classes are used as a pedagogical resource in distance learning and many individuals, even without being linked to an educational institution, resort to them as a source of research and study material on digital media platforms. Because this is an important teaching resource, it is important to develop procedures that improve the content production through audiovisual technology, developing techniques that assist the production of instructional materials. However, the production of video classes by interdisciplinary teams is often performed without proper standardization, which does not guarantee a product that meets the pedagogical and technical standards. Faced with this challenge, we question: is it possible to establish steps for the process of making video classes in order to organize their production? This is the starting point for this research, which aims to propose a method for systematizing the production of video classes in order to optimize this educational technology. For that, a literature review was carried out, allowing to identify the concepts of Learning Theory and Instructional Design, as well as works related to the theme. Based on the data collected, this research proposes a method for the production of video classes, with the instrument of routing and a instrument of evaluation of production, in order to guide the production teams throughout the process and to allow the analysis of the material produced. The method and the instruments are experimented with in the pre-production, production and post-production stages of videoclasses, so as to permit the analysis of their viability. |
Palavra-chave: | Processo de produção Videoaula em estúdio Videoaula em locação externa Design instrucional Aprendizagem multimídia |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Production process Studio video class External shooting of video class Instructional design Multimedia learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | SILVA, Luiza Raquel Souza e. Um método para produção de videoaulas no contexto educacional. 2018. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3059 |
Data defesa documento: | 2-May-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2018_Luiza Raquel Souza e Silva.pdf | 1.28 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.