Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3064
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Katiuscia-
dc.date.accessioned2021-09-30T14:13:11Z-
dc.date.available2018-11-07-
dc.date.available2021-09-30T14:13:11Z-
dc.date.issued2018-09-24-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Katiuscia. Horta escolar: possibilidades de um recurso pedagógico interdisciplinar em uma escola integral. 2018. 58 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3064-
dc.description.abstractThis work presents, as a research proposal, the implantation of a school vegetable garden in the integral school located at the municipality of Várzea Grande, Mato Grosso. It aimed to stimulate the active participation in the students’ learning in the elective discipline Wave Fitnnes, using the interdisciplinarity, and the collaborative work with the, Chemistry, Mathematics and Physical Education subjects. The research, conducted at 2017, was developed with 23 students and 3 teachers using elements of participatory research and qualitative analysis of the data produced. The work intervention resulted in students and teachers active involvement, using a vegetable garden as a teaching-learning tool. Considering the results of this research, a digital guide was developed using the ISSU program, with the purpose of using the vegetable garden as a pedagogical resource, guiding the planning and implementation of the same in the school spaces, involving interdisciplinary and collaborative work.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2021-09-30T00:10:56Z No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Katiuscia Rodrigues.pdf: 1681362 bytes, checksum: 0f6d3f76fe5621c65d781400612170b2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-09-30T14:13:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Katiuscia Rodrigues.pdf: 1681362 bytes, checksum: 0f6d3f76fe5621c65d781400612170b2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-30T14:13:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Katiuscia Rodrigues.pdf: 1681362 bytes, checksum: 0f6d3f76fe5621c65d781400612170b2 (MD5) Previous issue date: 2018-09-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleHorta escolar : possibilidades de um recurso pedagógico interdisciplinar em uma escola integralpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem ativapt_BR
dc.subject.keywordEscola plenapt_BR
dc.subject.keywordTrabalho colaborativopt_BR
dc.contributor.advisor1Hardoim, Edna Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813077353342953pt_BR
dc.contributor.referee1Hardoim, Edna Lopes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813077353342953pt_BR
dc.contributor.referee2Cerqueira, Lenícy Lucas de Miranda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9791424708335291pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6224346921781605pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta como proposta de pesquisa a implantação de uma horta escolar na escola integral do município de Várzea Grande, Mato Grosso, e teve como objetivo estimular a participação ativa na aprendizagem dos estudantes da disciplina eletiva 1Onda Fitnnes, usando a interdisciplinaridade e o trabalho colaborativo com as disciplinas de Química, Matemática e Educação Física. A pesquisa foi desenvolvida em 6 encontros quinzenais com 2 horas de duração cada, realizados entre os meses de março a maio do ano de 2017 com 23 estudantes e 3 professores(as) utilizando-se elementos da pesquisa participativa e análise qualitativa dos dados produzidos. A intervenção do trabalho resultou no envolvimento ativo de estudantes e professores(as) no uso da horta como ferramenta de ensino-aprendizagem2 . A partir dessa pesquisa elaborou-se um guia digital através do programa ISSU, com a finalidade de usar a horta como recurso pedagógico, orientando o planejamento e implantação das mesmas nos espaços escolares, incentivando o trabalho interdisciplinar e colaborativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpt_BR
dc.subject.keyword2Active learningpt_BR
dc.subject.keyword2Full schoolpt_BR
dc.subject.keyword2Collaborative workpt_BR
dc.contributor.referee3Iocca, Fátima Aparecida da SIlva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6438422023093929pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Katiuscia Rodrigues.pdf1.64 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.