Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3064
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Horta escolar : possibilidades de um recurso pedagógico interdisciplinar em uma escola integral |
Autor(es): | Rodrigues, Katiuscia |
Orientador(a): | Hardoim, Edna Lopes |
Membro da Banca: | Hardoim, Edna Lopes |
Membro da Banca: | Cerqueira, Lenícy Lucas de Miranda |
Membro da Banca: | Iocca, Fátima Aparecida da SIlva |
Resumo : | Este trabalho apresenta como proposta de pesquisa a implantação de uma horta escolar na escola integral do município de Várzea Grande, Mato Grosso, e teve como objetivo estimular a participação ativa na aprendizagem dos estudantes da disciplina eletiva 1Onda Fitnnes, usando a interdisciplinaridade e o trabalho colaborativo com as disciplinas de Química, Matemática e Educação Física. A pesquisa foi desenvolvida em 6 encontros quinzenais com 2 horas de duração cada, realizados entre os meses de março a maio do ano de 2017 com 23 estudantes e 3 professores(as) utilizando-se elementos da pesquisa participativa e análise qualitativa dos dados produzidos. A intervenção do trabalho resultou no envolvimento ativo de estudantes e professores(as) no uso da horta como ferramenta de ensino-aprendizagem2 . A partir dessa pesquisa elaborou-se um guia digital através do programa ISSU, com a finalidade de usar a horta como recurso pedagógico, orientando o planejamento e implantação das mesmas nos espaços escolares, incentivando o trabalho interdisciplinar e colaborativo. |
Resumo em lingua estrangeira: | This work presents, as a research proposal, the implantation of a school vegetable garden in the integral school located at the municipality of Várzea Grande, Mato Grosso. It aimed to stimulate the active participation in the students’ learning in the elective discipline Wave Fitnnes, using the interdisciplinarity, and the collaborative work with the, Chemistry, Mathematics and Physical Education subjects. The research, conducted at 2017, was developed with 23 students and 3 teachers using elements of participatory research and qualitative analysis of the data produced. The work intervention resulted in students and teachers active involvement, using a vegetable garden as a teaching-learning tool. Considering the results of this research, a digital guide was developed using the ISSU program, with the purpose of using the vegetable garden as a pedagogical resource, guiding the planning and implementation of the same in the school spaces, involving interdisciplinary and collaborative work. |
Palavra-chave: | Aprendizagem ativa Escola plena Trabalho colaborativo |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Active learning Full school Collaborative work |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais |
Referência: | RODRIGUES, Katiuscia. Horta escolar: possibilidades de um recurso pedagógico interdisciplinar em uma escola integral. 2018. 58 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3064 |
Data defesa documento: | 24-Sep-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2018_Katiuscia Rodrigues.pdf | 1.64 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.