Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3090
Tipo documento: Dissertação
Título: Psicólogo na educação ou educação na psicologia? : lugares de atuação de psicólogos e psicólogas em demandas educacionais na cidade de Cuiabá, Mato Grosso
Autor(es): Cardoso, Dayane Aparecida do Nascimento
Orientador(a): Cotrin, Jane Teresinha Domingues
Membro da Banca: Cotrin, Jane Teresinha Domingues
Membro da Banca: Andrade, Daniela Barros da Silva Freire
Membro da Banca: Antunes, Mitsuko Aparecida Makino
Resumo : Ao longo do tempo, a Psicologia foi se estabelecendo enquanto campo de pesquisa e prática profissional, ocupando lugares em diversas áreas de conhecimento e, no Brasil, foi se consolidando, historicamente, a partir de estudos e práticas em áreas como a Educação, principalmente por conta do mesmo objeto de interesse: a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Considerando o histórico da Psicologia no Brasil e sua larga inserção na área educacional, este estudo versa sobre o atendimento às demandas escolares, feito em diferentes locais que não somente a escola, por profissionais da Psicologia. Neste estudo, estes locais serão denominados lugares e a discussão será em torno dos espaços que a Psicologia tem ocupado na Educação no atendimento à queixa escolar e sobre como os psicólogos e psicólogas ocupam esses lugares atualmente. O lugar situa o profissional de várias maneiras – desde o espaço geográfico e físico à sua história, cultura e valores. O presente estudo tem como objetivo principal caracterizar o atendimento psicológico a partir dos lugares para onde são encaminhados alunos e alunas com queixas escolares na cidade de Cuiabá, estado de Mato Grosso Além disso pretende, também, investigar, a partir de uma perspectiva crítica em Psicologia, como a cultura do lócus de atuação contribui para a prática desenvolvida; analisar os meios de intervenção psicológica no atendimento as demandas educacionais; caracterizar a atuação dos profissionais no que se refere a instrumentos utilizados, hipóteses e dificuldades. Trata- se de uma pesquisa qualitativa em que participaram nove profissionais de diferentes lugares de atuação da cidade de Cuiabá. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada. A análise foi feita por meio de eixos temáticos com categorias definidas a partir do conteúdo das entrevistas sob orientação de referencial crítico em Psicologia e que considera as questões históricas e a política atual. Como resultados temos práticas psicológicas que, de diferentes lugares e com diferentes objetivos, respondem a uma psicologia universal e abstrata. No caso dos serviços públicos, para além do objeto do serviço em que os profissionais estão inseridos – os lugares -, são desafiados a atender queixas numa rede fragilizada, com falta de profissionais e ultrapassando os limites de sua atuação.
Resumo em lingua estrangeira: .
Palavra-chave: Psicologia escolar
Queixa escolar
Mato Grosso
Atendimento à queixa escolar
Palavra-chave em lingua estrangeira: .
.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Referência: CARDOSO, Dayane Aparecida do Nascimento. Psicólogo na educação ou educação na psicologia?: lugares de atuação de psicólogos e psicólogas em demandas educacionais na cidade de Cuiabá, Mato Grosso. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3090
Data defesa documento: 2-May-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGPsi - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Dayane Aparecida do Nascimento Cardoso.pdf1.04 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.