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Tipo documento: Dissertação
Título: A interdisciplinaridade auxiliando a construir conceitos químicos com a temática água
Autor(es): Softov, Maria Aparecida Araújo
Orientador(a): Ozaki, Salete Kiyoka
Membro da Banca: Ozaki, Salete Kiyoka
Membro da Banca: Ferreira, Maria Saleti Ferraz Dias
Membro da Banca: Martins, Eucarlos de Lima
Resumo : Este projeto foi desenvolvido com alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Major Otavio Pitaluga (EMOP) em Rondonópolis – MT e teve como objetivo pesquisar o uso da aula interdisciplinar como uma metodologia para a aprendizagem de conceitos do tema água, tendo como estratégia a aula de campo, para promover a interação entre professores, professores e alunos, e alunos e o meio ambiente. A metodologia desenvolvida foi qualitativa com viés de pesquisa-ação. A forma avaliativa constituiu-se de relato de observação em campo, e a produção de textos e material didático, imagens, depoimentos e relatórios. Os resultados atestam a ocorrência da aprendizagem e mudanças de atitudes, fatos observados pela participação dos alunos. Entre os estudantes, 88% manifestaram sua aprovação nesta forma de estudo em conjunto com outras áreas, mesmo que entre o grupo ainda se tenha visto uma minoria, cerca de 12%, que não interage com o método. Mesmo assim, percebeu-se que essa prática proporcionou aos estudantes o aumento da própria percepção acerca da necessidade de preservar esse recurso tão primordial para a conservação da vida humana e do meio ambiente. Foi produzido um caderno de campo contendo um modelo de roteiro para a implantação dessa estratégia. Quanto à interdisciplinaridade, a proposta vem sendo amadurecida, com os professores fazendo exercícios de saírem de suas disciplinas rígidas para interagirem com as outras áreas e construírem conhecimentos para além da fragmentação dos conteúdos. Quanto à prática de trabalhar de forma interdisciplinar, os professores relataram que é uma prática dinâmica, mas que requer mudanças de hábito e o sucesso depende do envolvimento de todos, pois não basta falar sobre o mesmo tema, é necessário estudar e pesquisar em outras áreas. Uma sugestão para práticas futuras é lançar discussões sobre a proposta e deixar também o planejamento à disposição para que os colegas saibam os diversos momentos previstos e possam interagir, contribuindo para o enriquecimento do conteúdo e, em conjunto, construírem novos conhecimentos que formarão o alicerce para o exercício da cidadania consciente e responsável.
Resumo em lingua estrangeira: This project was developed with students in the junior year of high school at the Major Otávio Pitaluga State School (EEMOP) in Rondonópolis – MT and had the aim of researching the use of the interdisciplinary class as a methodology for the learning of concepts of the theme water, having as strategy field study to promote the interaction between teachers, teachers and students, and students and the environment. The methodology developed was qualitative with a bias of action research. The assessment form embodied narrative of field observation, and the production of texts and didactic material, images, testimonies and reports. The results evidence the occurrence of learning and attitude changes, facts observed through the participation of the students. Among the students, 88% manifested their approval in this form of study in combination with other areas, even though among the group there was still a minority, around 12%, that did not interact with the method. Even so, it was perceived that this practice provided the students an increase of their own perception regarding the necessity of preserving such a primordial resource for the conservation of the human life and the environment. A field diary containing a guideline model for the implantation of this strategy was produced. In terms of interdisciplinarity, the proposal is being matured, with teachers working hard on emerging from their strict subjects to interact with the other areas and build knowledge beyond the fragmentation of the contents. Regarding the practice of working in an interdisciplinary way, the teachers report that it is a dynamic practice, which requires habit changes and that success depends on the involvement of each one, since it is not enough to discuss the theme, it is necessary to study and research other areas. A suggestion for future practices is to launch discussions about the proposal and leave the planning at disposal so that the colleagues know the various expected moments and can interact, contributing to the enrichment of the content and, jointly, construct new knowledge, which will shape the foundation for the exercise of conscious and responsible citizenship.
Palavra-chave: Interdisciplinaridade
Aula de campo
Água
Ensino de química
Palavra-chave em lingua estrangeira: Interdisciplinarity
Field study
Water
Chemistry teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais
Referência: SOFTOV, Maria Aparecida Araújo. A interdisciplinaridade auxiliando a construir conceitos químicos com a temática água. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3103
Data defesa documento: 1-Fev-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

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