Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3123
Tipo documento: Dissertação
Título: Um estudo em azul : as interações e aprendizagens de um menino autista no ensino regular
Autor(es): Amaral, Elexandra Martins de Souza
Orientador(a): Barros, Cláudia Graziano Paes de
Membro da Banca: Barros, Cláudia Graziano Paes de
Membro da Banca: Santos, Irenilda Ângela dos
Membro da Banca: Costa, Elizangela Patrícia Moreira da
Resumo : Este estudo teve como objetivo geral observar e conhecer de que forma ocorrem as interações e o processo de ensino-aprendizagem de August, um aluno com Transtorno do Espectro Autista, em contexto de escola pública mato-grossense. Especificamente, objetivou: 1) Compreender como August interage com suas professoras de Língua Portuguesa, suas cuidadoras e com seus colegas; 2) Investigar de que modo ocorre o seu processo de ensino- aprendizagem da Língua Portuguesa; 3) Observar em que medida a afetividade presente nas suas relações escolares pode influenciar o seu desenvolvimento social e cognitivo. Para tal, o presente estudo está ancorado nos pressupostos teóricos de Bakhtin e o Círculo sobre a constituição social da linguagem e do sujeito (1929 [2014]), a exotopia (1979 [2010]) e a compreensão ativa (1986 [2017]) e nos conceitos vigotskianos de zona de desenvolvimento proximal (1934 [2007]), mecanismo de compensação das pessoas com deficiência (1928-29 [1997]), e afetividade (1926 [2004]). Também fazem parte do arcabouço teórico desta pesquisa os seguintes estudiosos do TEA: Whitman (2015), Donvan e Zuckher (2017) e Grandin e Panek (2018). Desenvolvido sob a luz do aporte teórico e metodológico da abordagem sócio-histórico-cultural, este estudo utiliza uma metodologia qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso do tipo etnográfico. Para a coleta de dados, recorreu-se à observação, registros em diários de campo, filmagens, fotografias e entrevistas com os sujeitos envolvidos na pesquisa. A análise dos dados, que se fundamentou na Análise Dialógica do Discurso (BRAIT, 2006), permitiu não somente a compreensão de que a inserção de August nos diferentes espaços da escola e a noção de si como aluno ativo e participativo foram se estabelecendo através dos esforços conjuntos de sua mãe, suas professoras de Língua Portuguesa, suas cuidadoras e seus colegas de classe, como também a percepção de que o trajeto por ele percorrido em busca da aprendizagem teve muitos avanços. Os dados indicam ainda que a iniciativa dos colegas de August em interagir com ele, a mediação de uma das professoras e o afeto de uma das cuidadoras foram essenciais para o seu desenvolvimento social e cognitivo, especialmente em relação à compreensão das emoções dos seus outros e das situações sociais das quais tomou parte.
Resumo em lingua estrangeira: This study had as general aim to observe and to acknowledge the form of the interactions and the process of the teaching-learning of August, a boy with Autistic Spectrum Disorder, in the context of the public mato-grossense school. Specifically, it aimed: 1) To comprehend how August interacts with his Portuguese teachers, his caretakers and his classmates; 2) To investigate how his process of teaching-learning of Portuguese occurs; 3) To observe in which measure the affectivity present in his school relations can influence his social and cognitive development. To do so, the present study is anchored in the theoretical assumptions of Bakhtin and the Circle about the social constitution of language and of the subject (1929 [2014]), the exotopy (1979 [2010]) and the active comprehension (1986 [2017]) and in vigotskian concepts of zone of proximal development (1934 [2017]), mechanism of compensation of people with impairment (1828-29 [1997]), and affectivity (1926 [2004]). Also the following TEA scholars are part of the theoretical framework of this research: Whitman (2015), Donvan and Zuckher (2017) and Grandin and Panek (2018). Developed in the light of theoretical and methodological contribution of the social-historical-cultural approach, this study uses qualitative methodology, done through a case study of ethnographic type. To the recollection of the data, it was resorted to the observation, records in the field diary, recordings, photos and interviews with the subjects involved in the research. The data analysis, which was based in Dialogic Analysis of the Discourse (BRAIT, 2006), allowed not only the comprehension of the insertion of August in the different spaces of the school and the notion of the self as an active and participative student was been established through the joint efforts of his mother, his Portuguese teachers, his caretakers, his classmates, as well as the perception of the path he had taken in the search for learning had many advances. The data still indicate the initiative of August’s classmates to interact with him, the mediation of one of the teachers and the affection of one of the caretakers were essential to his social and cognitive development, specially in relation to the comprehension of the emotions of the others and of the situation he was part of.
Palavra-chave: Transtorno do Espectro Autista
Interações
Ensino-aprendizagem
Palavra-chave em lingua estrangeira: Autistic Spectrum Disorder
Interactions
Learning-teaching
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: AMARAL, Elexandra Martins de Souza. Um estudo em azul: as interações e aprendizagens de um menino autista no ensino regular. 2019. 190 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3123
Data defesa documento: 13-Jun-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Elexandra Martins de Souza Amaral.pdf1.66 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.